Paper pedagogia tradcional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEDAGOGIA TRADICIONAL


Josana Padilha
Prof. Janes Fidélis Tomelin
Prof. Norberto Siegel
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 6071) – Filosofia Geral e da Educação
17/07/09

RESUMO

O processo tradicional criticado atualmente por inúmeras correntes pedagógicas foi respaldado nos séculos XVII, XVIII e XIV por diversas tendênciasfilosóficas, sociológicas e psicológicas, dentre as quais o ensino escolástico medieval baseado no verbalismo, no ensino empirista e no positivismo. Caracterizado pela recepção passiva do aprendizado pelo aluno, a pedagogia tradicional pauta-se na idéia de que o ser humano deve adquirir o conhecimento a partir das impressões e representações transmitidas pela família e pela comunidade social. Daí o modelode educação medido na memorização, na repetição e na exposição oral, uma vez que o professor é detentor exclusivo do saber, e como tal deve transferi-lo ao aluno.

Palavras-chaves: Memorização; Aprendizado; Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

A pedagogia tradicional é uma proposta de educação centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria ecorrigi-la. A metodologia decorrente de tal concepção tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, freqüentemente expositiva, numa seqüência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização.
Valoriza o conteúdo livresco e a quantidade. O professor fala, o aluno ouve e aprende. Não propicia ao sujeito que aprende umpapel ativo na construção dessa aprendizagem, que é aceita como vinda de fora para dentro. Muitas vezes não leva em consideração o que a criança aprende fora da escola, seus esforços espontâneos, a construção coletiva.
A figura do professor como detentor do saber é uma força motriz nessas escolas. A função primordial da escola, nesse modelo, é transmitir conhecimentos disciplinares para aformação geral do aluno, formação esta que o levará, ao inserir-se futuramente na sociedade, a optar por uma profissão valorizada. Na maioria das escolas essa prática pedagógica se caracteriza pela sobrecarga de informações que são veiculadas aos alunos, o que torna o processo de aquisição de conhecimento, muitas vezes burocratizado e destituído de significação.
A postura da escola secaracteriza como conservadora. No processo de alfabetização, apóia principalmente nas técnicas para codificar/decodificar a escrita. A escrita espontânea da criança em fase de alfabetização não é levada em conta, sendo a cartilha seqüencialmente seguida, a base do processo de alfabetizadora.

2 PEDAGOGIA TRADICIONAL.

No início do século passado, surgem os sistemas nacionais de ensino. Esses sistemasforam originalmente constituídos sob o princípio orientador: A Educação é direito de todos e dever do Estado. Assumindo o poder com a Revolução Francesa e intencionando nele se consolidar, a burguesia defende a constituição de uma sociedade democrática, ou seja, a democracia burguesa. Para ascender a um tipo de sociedade fundada nos princípios da igualdade, fraternidade e liberdade entre osindivíduos, era imprescindível vencer a barreira da ignorância. Somente assim seria possível transformar os súditos em cidadãos, isto é, em indivíduos livres porque esclarecidos. Tal tarefa só podia ser realizada através da escola.
Nesta perspectiva, a marginalidade é identificada com a ignorância, ou na nova sociedade burguesa, o marginal é o ignorante. A escola é vista, portanto, da marginalidade.Dentro deste quadro, o papel da escola é o de transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade. A escola tem a intenção de conduzir o aluno até o contato com as grandes realizações da humanidade - aquisições plenamente elaboradas. Esta escola realça os modelos em todos os campos do saber. O professor é o responsável pela transmissão dos conteúdos, é o centro do processo educativo. Deve,...
tracking img