Trabalho logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO LOGISTICA

IGOR ANSOFF
(n. 1918)
Igor Ansoff, académico e consultor norte-americano, formado em Engenharia e Matemática na Brown University, é o principal responsável pela formulação do conceito de gestão estratégica, com base no trabalho desenvolvido por Alfred Chandler. Trabalhou na Rand Corporation e depois na Lockheed, onde teve os primeiros contactos com o mundo da gestãoempresarial.
Criou o modelo de Ansoff de planeamento estratégico, baseado na expansão e diversificação empresariais através de uma sequência de decisões. Na base do modelo estão os conceitos de análise de desvios — diferença entre o previsto e o realizado — e de sinergia — aproveitamento das competências combinadas de dois departamentos ou empresas.
Nos últimos 30 anos, Ansoff tem melhorado o modelo,para que se torne um instrumento universal. Ele admite que o modelo original é demasidado teórico e pouco adequado a uma era de constantes mudanças.
CONCEITOS-CHAVE
- Gestão estratégica.
- Análise de desvios.
- Sinergia. livro-chave
Corporate Strategy.

CHRIS ARGYRIS
(n. 1923)
Chris Argyris é professor de Comportamento Organizacional na Harvard Business School desde 1971.
O trabalhoinicial de Argyris centrou-se na área da ciência comportamental. A obra que publicou em 1957 — Personality and Organization — tornou-se um dos textos clássicos nesse tema. Argyris argumenta que as empresas dependem fundamentalmente das pessoas e do seu desenvolvimento individual. A tarefa de uma empresa consiste em assegurar que as pessoas estão motivadas e que maximizam todo o seu potencial. Foi oprimeiro a defender as organizações em constante aprendizagem (learning organizations).
Das suas pesquisas resultaram dois conceitos-chave: single loop learning — no qual a organização é capaz de detectar e corrigir os seus erros de forma a cumprir os objectivos delineados, e double loop learning — quando a organização se serve desse esforço de detecção e correcção de erros para mudar as normas,políticas e objectivos que os causaram.
CONCEITOS-CHAVE
- Aprendizagem empresarial
- Aprendizagem individual e partilhada. livro-chave
- Personality and Organization.
- Organizational Learning.

WARREN BENNIS
(n. 1925)
Para muitos, Warren Bennis é apenas um conselheiro presidencial que apresentou um novo conceito de liderança. Mas ele é mais do que isso; a sua carreira passou pelaeducação, escrita, consultoria e gestão de empresas.
Foi aluno de Douglas McGregor no Antioch College e seguiu-o para o MIT. As suas pesquisas iniciais, em 1950, tinham como base a dinâmica de grupos de trabalho. Mas foi em 1960 que Bennis se tornou um futurologista, passando a explorar novas formas empresariais, as ad hocracias — o oposto de burocracias —, libertas da rigidez das hierarquias e defunções supérfluas.
A liderança e a relação dos grupos com os líderes estiveram no centro do trabalho de Bennis e, a partir de 1985, dedicou-se exclusivamente a elas.
Actualmente, trabalha na University of Southern California e fundou recentemente o University Leadership Institute em Los Angeles.
CONCEITOS-CHAVE
- Liderança.
- Ad hocracia como antítese da burocracia.. livro-chave
-Leaders.
- An Invented Life.
- Organizing Genius.

DALE CARNEGIE
(1888-1955)
Nasceu numa quinta no Missouri e começou a trabalhar cedo, como vendedor de bacon, banha de porco e sabão na Armour & Company. Depois foi para Nova Iorque para estudar na American Academy of Dramatic Arts. Quando se apercebeu das suas limitações na área das artes, Dale Carnegie regressou às vendas, agora de automóveis. Foientão que convenceu as escolas YMCA em Nova Iorque a permitirem que realizasse cursos de formação para executivos subordinados ao tema do discurso em público. Os seus próprios discursos tornaram-se famosos e deram origem a diversos livros.
Carnegie baseou o seu trabalho na definição das técnicas fundamentais para lidar com as pessoas, que se resumem ao lema: «Não critique, condene ou reclame;...
tracking img