Paper bulling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLYING



RESUMO


Bullying, palavra de origem inglesa, é uma prática violenta que compreende todas as atividades agressivas, intencionais e repetitivas, que no ambiente escolar, são adotadas por um aluno ou grupo de alunos conta outro aluno ou grupo, causando dor, angústia e sofrimento. Ocorre em uma relação desigual de poder, ou seja, em real situação de desvantagem para a vítima.Bullying é um problema social que também ocorre fora da escola, como na rua ou em áreas de lazer e inclusive, com adultos nos locais de trabalho. Em nada se confunde com bom humor e brincadeiras.


Palavras-chave: Agressão; Física; Psicológicas.


1 INTRODUÇÃO

Bullying é preciso levar a sério ao primeiro sinal. Esse tipo de violência tem sido cada vez mais noticiado, precisa de educadoresatentos para evitarem consequências desastrosas. Entre os tantos desafios já existentes na rotina escolar, está posto mais um. O bullying escolar, termo sem tradução exata para o português, tem sido cada vez mais reportado.

É um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. Ninguém sabecomo agir, às escolas geralmente se omitem. Os pais não sabem lidar corretamente, as vítimas e as testemunhas se calam. O grande desafio é convocar todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais.

A partir dos casos graves, o assunto começou a ganhar espaço em estudos desenvolvidos por pedagogos e psicólogos que lidam com educação, a imprensa tambémajudou a dar visibilidade à importância de se combater o bullying e, por consequência, a criminalidade. Não se tratam aqui de pequenas brincadeiras próprias da infância, mas de casos de violência, em muitos casos de forma velada.

Essas agressões morais ou até físicas podem causar danos psicológicos para a criança e o adolescente facilitando posteriormente a entrada dos mesmos no mundo do crime,avaliam os especialistas no assunto.


2 COMO EVITAR O BULLYING?

É preciso que a escola tome providências não só para resolver os casos de bullying já diagnosticados, mas principalmente para evitar os novos. A questão deve ser vista como parte de um trabalho contínuo de construção de valores. Não adianta falar sobre bullying se os próprios professores ridicularizam ou humilham alunos emclasse.

É preciso trazer o tema para o cotidiano da escola e discutir as relações interpessoais. Questionar os estudantes sobre os critérios que adotam para valorizar ou desprezar um colega. Com isso, é possível levá-los a refletir sobre as consequências de humilhar alguém para ser aceito pelo grupo. Colocações como essas devem fazer parte das conversas com os alunos antes mesmo de o bullying semanifestar.

Além do diálogo dentro da escola, é importante estabelecer um bom canal de comunicação com os pais. Muitos educadores caem no erro de transferir a responsabilidade sobre as atitudes dos estudantes para as famílias, que em geral não têm informação suficiente para lidar com a questão. Em geral, os pais não sabem o que fazer e é papel da escola mostrar a eles como agir. Isso não querdizer assumir toda a responsabilidade pela educação das crianças, mas compartilhá-la com famílias e buscar juntos a solução.


2.1 COMO LIDAR COM O BULLYING?

Quando a escola percebe sinais de bullying, há algumas ações importantes que precisam ser tomadas. A primeira coisa a fazer é entender como o bullying acontece dentro do ambiente escolar. Uma ideia é aplicar um questionário anônimoaos alunos com perguntas relacionadas ao tema. Feito esse primeiro levantamento, pode-se criar grupos de estudo com os professores para que eles compreendam o que é o bullying e como lidar com ele.

A terceira etapa do trabalho é o diálogo com os alunos. Grupos de apoio, filmes, debates, discussões sobre o que caracteriza o bullying e as consequências dele são boas maneiras de abordar o tema...
tracking img