Biogestores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA








CIÊNCIAS DO AMBIENTE

Biodigestor, Protocolo de Kyoto e
Créditos de Carbono
















ITUIUTABA-MG
SETEMBRO DE 2010
Introdução

Biodigestor

Biodigestor é uma câmara hermeticamente fechada onde matéria orgânica diluída em água sofreum processo de fermentação anaeróbia (sem presença de oxigênio), o que resulta na produção de um efluente líquido de grande poder fertilizador (biofertilizante) e gás metano (biogás). Pode ser feita com tijolos maciços ou com argamassa armada (ferrocimento).

















Biodigestor de pequeno porte para atender uma residência.

















Biodigestorpara atender uma escala maior de habitantes. Adequado para condomínios, edifícios, shoppings, supermercados, colégios, entre outros.

Os biodigestores são muito utilizados em lugares que possuem grande quantidade de matéria orgânica, como esterco de animais, lixo orgânico ou dejetos humanos.
No caso do uso para tratar dejetos humanos, o efluente deve sofrer tratamentos posteriores para garantira segurança sanitária.
O seu uso gera inúmeras vantagens econômicas e ambientais, não só como tratamento seguro de esgoto, mas também na produção de biogás, que pode ser usado para iluminar ou cozinhar.
Além disso, se adequadamente tratado, resulta em um efluente que pode ser usado como fertilizante líquido de grande valor orgânico.
O Instituto Ambiental e a EcoFocus desenvolvem e implantamconjuntamente projetos de Biodigestores, unindo a vasta experiência daquele no desenvolvimento desses sistemas no Brasil e no mundo, e conhecimento desta em soluções ambientais integradas.


Dados Técnicos

Biogás

Biogás é uma mistura resultante da fermentação anaeróbia de material orgânico encontrado em resíduos animais e vegetais, lodo de esgoto, lixo ou efluentes industriais, comovinhaça, restos de matadouros, curtumes e fábricas de alimentos. A composição típica do biogás é cerca de 60% de metano, 35% de dióxido de carbono e 5% de uma mistura de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, monóxido de carbono, aminas voláteis e oxigênio. Dependendo da eficiência do processo, influenciado por fatores como carga orgânica, pressão e temperatura durante a fermentação, o biogáspode conter entre 40% e 80% de metano.


Condições Anaeróbicas

As condições mais favoráveis de vida para as bactérias anaeróbicas são:

• Inexistência de ar
O oxigênio do ar é letal para as bactérias anaeróbicas. Se houver oxigênio no ambiente, as bactérias anaeróbicas paralisam seu metabolismo e deixam de se desenvolver. As bactérias aeróbicas (que utilizam o oxigênio em seumetabolismo) produzem dióxido de carbono (CO2) como produto final de sua respiração. As Archaeas metanogenicas produzem metano (CH4). Enquanto que o metano é um gás rico em energia química e, portanto, pode ser usado como combustível, o dióxido de carbono já está totalmente oxidado e não pode ser usado como combustível. Se o biodigestor não estiver hermeticamente vedado contra a entrada de ar, a produçãode biogás não ocorre porque as bactérias anaeróbicas morrem e as aeróbicas sobrevivem. O biogás produzido será então rico em dióxido de carbono e não em metano. Assim, o biodigestor deve assegurar uma completa hermeticidade que cause uma completa falta de oxigênio em seu interior, isto é, a completa anaerobiose do ambiente necessária para o metabolismo das bactérias anaeróbicas.

•Temperatura adequada
A temperatura no interior do biodigestor é um parâmetro importante para a produção de biogás. As archaeas que produzem metano são muito sensíveis a alterações de temperatura. Alterações de temperatura que excedam 45ºC ou vão abaixo de 15ºC paralisam a produção de biogás. Assim, outro papel do biodigestor também é o de assegurar certa estabilidade de temperatura para as bactérias....
tracking img