Papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Papelão
O papelão é um tipo mais grosso e resistente de papel, ou não, geralmente utilizado na fabricação de caixas, podendo ser liso ou enrugado. É produzido dos papéis compostos das fibras da celulose, que são virgens ou reciclados.
Por este motivo o papelão e seus produtos são frequentemente alvo de processos de reciclagem, gerando toda uma indústria deste processo, desde sua coleta atéseua logística e reprocessamento na indústria de produção de papelão.

O tipo mais comum de papelão é o papelão ondulado, composto de três camadas. Tomando como exemplo uma caixa de papelão, teremos a camada mais externa, que tem função de proteção e revestimento. A camada intermediária, também conhecida como "enchimento", é a camada mais volumosa, geralmente composta de um papel grosso dispostode forma ondulada. Finalmente, temos a camada mais interna, com função de revestimento da mesma forma que a primeira camada, porém sendo de um material menos grosseiro.

A história do papelão ondulado

A História do Papelão Ondulado desde suas origens até os dias atuais.
Em meados do século 19, frágeis folhas de papel foram transformadas em uma superfície rígida, empilháveis em forma deenchimento e utilizada para embalagens de produtos delicados. O produto é conhecido como papelão e foi patenteado na Inglaterra em 1856.
Sua aplicação como forro de cartolas foi patenteada por Albert Jones em Nova York.
Albert Jones ainda inventou o papelão ondulado com folhas de revestimento em ambos os lados e o usou para embalar garrafas de vidro e chaminés.

A primeira máquina para produzirgrandes quantidades de papelão foi construída em 1874 por G. Smyth, e no mesmo ano, Oliver Long melhorou o design do papelão produzindo o papelão ondulado que conhecemos hoje. Em 1890 o americano Robert Gair inventou a caixa de papelão ondulada, constituída por peças pré-cortadas, fabricadas em massa, e que eram dobradas em caixas.
Gair descobriu que pelo corte e vinco de um papelão poderiafazer cartões pré-fabricados. Estender o uso desse papelão ondulado foi algo natural quando o material ficou disponível. No início do século 20, caixas de papelão ondulado começaram a substituir os caixotes de madeira e caixas anteriormente utilizados para o comércio.
Novas aplicações foram surgindo; entre elas a de Will Keith Kellogg que fez as primeiras caixas de papelão usadas para armazenarcereais e flocos de milho, que mais tarde começaram a ser comercializadas para o público em geral com sua própria marca. Isso marcou a origem da caixa de cereais e do papelão como armazenamento de alimentos, embora nos tempos atuais o saco plástico selado, mantido dentro da caixa, e não fora, que é utilizado.
O emprego de embalagens de papelão ondulado ressurgiram com alguma força nos últimostempos devido à tendência a se cuidar e proteger o ambiente.

Hoje o papelão é fabricado com um conteúdo parcial de fibras recicladas, com o que preservamos o meio ambiente e facilitamos nosso dia a dia.
Entre as curiosidades históricas do produto, usado há mais de 100 anos, está sua ingênua, porém, engenhosa construção, que permanece moderna e inovadora até hoje.
1856 - Dois inglesesobtiveram a patente para o primeiro uso conhecido do papelão ondulado como proteção interna de chapéus. Naquele ano surgiu também a primeira "onduladeira", muito simples, com dois rolos ondulados, operados manualmente.
1871 - A primeira utilização do papelão ondulado como embalagem, foi quando o americano Albert L. Jones obteve a patente para envolver produtos frágeis, como garrafas, em embalagensproduzidas com esta matéria-prima.

1881- Foi criada a primeira single facer motorizada, que foi introduzida na Inglaterra em 1883; na Alemanha em 1886; e na França em 1888.
1895 - A primeira onduladeira conhecida foi projetada por Jefferson T. Ferres, da empresa Sefton Manufacturing Co.

1903 - Um produtor de cereais usou pela primeira vez uma caixa de papelão ondulado em parede simples...
tracking img