Analise de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Pode-se definir Investimento como sendo um sacrifício hoje em prol da obtenção de uma série de benefícios futuros. Sob o enfoque das finanças sacrifícios e benefícios futuros dizemrespeito a fluxos de caixa necessários e gerados pelo Investimento.

Duas Naturezas distintas:

De uma forma geral os investimentos podem ser classificados em duas naturezas distintas:Investimento Financeiro refere-se a compras de títulos financeiros e valores mobiliários, e Investimento de Capital e representam inversões em ativos que estarão vinculados a um processo produtivo. A análisedas perspectivas de investimento de capital costuma ser chamados de Projetos de Investimentos.

Análise de estimativas futuras de fluxo de caixa

1° PASSO => Definição do horizonte de análisea ser utilizado.
2° PASSO => Projetar os fluxos de caixa futuros.
Flux
Valor Resid
Simbologia do fluxo de caixa

A representação do fluxo de caixa de um projeto consiste de uma escalahorizontal onde são marcados os períodos de tempo e na qual são representadas com setas para cima as entradas e com setas para baixo as saídas de caixa.

2. Métodos de Avaliação de Projetos deInvestimento
A avaliação de projetos de investimentos comumente envolve um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira, considerando uma determinada Taxa Mínima deAtratividade. Desta forma, normalmente esses parâmetros são medidos pelo Payback (prazo de retorno do investimento inicial), pela TIR (Taxa Interna de Retorno) e/ou pelo VPL (Valor Presente Líquido)(CASAROTTO e KOPPITKE, 2000).
2.1. Método do Payback
O Payback ou prazo de retorno de um projeto é a extensão de tempo necessária para que seus fluxos de caixa nominais cubram o investimento inicial.(DAMODARAN, 2002) Tem como principais pontos fracos: não considerar o valor do dinheiro no tempo, não considerar todos os capitais do fluxo de caixa, não ser uma medida de rentabilidade do investimento...
tracking img