Papel do governo na economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Questões e Estratégias de Pesquisa

Para chegar-se ao problema central deste trabalho iniciou-se um processo em sala de aula a partir da definição do problema a ser estudado até chegarmos a uma possível solução para o mesmo.
Dessa forma identificamos o problema sendo Qual é o papel do governo na Economia?
Em um levantamento inicial encontramos alguns pontos da causa deste problema como afalta de informação sobre o qual é a importância do governo em âmbito econômico, dúvidas em relação a neutralidade do governo quando o mesmo interfere na economia. Tais pontos podem ser notados devido as personagens do problema em discussão estarem tendo muitas divergências e dúvidas devido a falta de informação.
Esse problema nos permite pensar em: o que é a Economia? Em síntese, a Economiaestuda a utilização dos recursos escassos, escolhendo entre usos alternativos, com o fim de produzir bens e serviços úteis para a satisfação das necessidades dos consumidores.

2. Conceitos Relevantes

Ana Beatriz, Ana Luíza e Barbara têm problemas evidenciados que se relacionam com a falta de informação referente ao papel do governo. Alguns conceitos são indispensáveis para auxiliá-las a terem ummínimo de conhecimento a respeito do mesmo.
Política Econômica: Os desenvolvimentos elaborados no compartimento da teoria econômica têm a finalidade de servir à política econômica. Nesse terceiro compartimento, é que serão utilizados os princípios, as teorias, as leis e os modelos explicativos da realidade. A utilização terá o objetivo de conduzir mais adequadamente a ação econômica com vistas aobjetivos predeterminados.A política econômica é, assim, um ramo essencialmente voltado para o condicionamento da atividade econômica. Nesse sentido, a título de exemplo, quando se emprega a expressão política econômica governamental, está se referindo às ações práticas desenvolvidas pelo governo, com a finalidade de condicionar, balizar e conduzir o sistema econômico, no sentido de que sejamalcançados um ou mais objetivos econômicos, politicamente estabelecidos.É importante ressaltar que, essas ações práticas, devido à complexidade do mundo econômico e de seus problemas, tendem a ter o respaldo da teoria econômica, uma vez que esta última é constituída por um conjunto de generalizações – em nível científico – capazes de dar explicações lógicas e úteis aos fatos, aos problemas e àcomplexa realidade sobre a qual se pretende atuar.
Economia Descritiva é geralmente considerada como aquela responsável pela descrição de como se comportam os diversos agentes do sistema econômico. A economia lida, essencialmente, com o comportamento dos consumidores, dos produtores, das instituições governamentais e de outros agentes (públicos e privados), permanentemente dedicados à tarefa deempregar recursos escassos para que sejam atendidas, ao mais alto nível possível, as necessidades de bens e serviços da coletividade. O mundo real das atividades econômicas é complexo. A maior parte dos fatos encontra-se inter-relacionada através de um encadeamento de reações, de motivações e de influências recíprocas. Em alguns casos, a realidade registra certos círculos viciosos, cuja descrição éextremamente dificultada pela impossibilidade de se encontrar o fato gerador do processo desencadeado. Em outros casos, certas ações aparentemente isoladas poderão conduzir a todo um conjunto de novas situações, impondo-se, assim, a necessidade de classificação e de pormenorizada descrição de cada um dos fatos geradores e de cada uma das novas situações geradas. É a esta complexa tarefa delevantamento, descrição e classificação dos fatos que se dedica a economia descritiva. É através dela que a realidade começara a ser submetida a um criterioso tratamento científico, no sentido de que possam ser analisadas as relações básicas que se estabelecem entre os diversos agentes que compõem o quadro da atividade econômica, ou seja ela estuda os fatos particularizados, sem abrir mão de análise...
tracking img