Ivan ilicht

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario

1. Ivan Ilitch pág. 3
2. Amigos pág.4
3. Vida pág. 5
4. Morte pág. 7

Resumo

Na meia-idade esse homem, em seu ápice de realização tendo sido acometido por grandes infortúnios, faz uma revisão de sua vida que muito o incomoda. Percebe a morte e não pôde perceber a vida, aquilo que viveu lá atrás e não valorizou nada, aqueles momentosprazerosos que por vezes teve em algum ímpeto podem ter sido a única coisa verdadeira que teve, e todo o resto é falso. Seus deveres profissionais, sua família, seus amigos, e todos os interesses sociais e oficiais poderiam ter sido falso. Agora prestes a morte sente-se incapacitado, não tem reação diante do que esta por vir estremece de medo sabe que o fim é incisivo, depois de tantos anos batalhandopara o melhor vê-se neste estado, doente e sem cura.

Introdução

Ivan Ilitch juiz, personagem de um conto, de Tolstoi que passa pela experiência da vida e da morte, vê-se enfermo. Começa então a se questionar sobre toda sua vida se realmente aquilo que ele tinha vivido havia sido verdadeiro ou falso, apesar de que agora não mais fazia diferença, pois o seu fim estava próximo, mas a afliçãolhe corroia a alma lhe definhava por dentro e tudo estava deixando-o revoltado.
Olhava para a esposa e via claramente a falsidade que pairava no ar, seus amigos somente interesses e inveja, sua vida uma lastima depois de tanto trabalho e empenho encontrava-se neste estado e nada podia fazer a não ser se lamentar e lá no fundo clamar por um pouco de piedade por aqueles que estão ao seu redor.

I- Meus senhores morreu Ivan Ilitch!
Assim começa uma historia triste, de um homem que batalhou para subir na vida, seus amigos em um breve comentário ficam assustados e extasiados. Assustados pois temem a morte , e extasiados pois cada um já fez seus planos em relação ao que vai ser depois da morte do amigo, quem vai ocupar o cargo, e quem vai ser promovido, por um breve instante um silêncioe a seguir os comentários acerca da visita ao morto. E cada um respirando aliviado por não ter sido um deles.
Dentre eles haviam dois que o estimavam mais do que os outros estes eram Fiódor Vassilievitch e Piotr Ivanovitch. Piotr acreditava dever obrigações para com o finado tanto que assim que chegou a casa se pos em trajes adequados e seguiu para a residência do morto para prestar suahomenagem ainda tendo seus desejos em relação à falta que o amigo iria fazer na função.
Na casa percebeu uma grande movimentação, ficou sem jeito em todo caso fez sua parte, endereçando suas reverencias ao falecido, após um determinado tempo pronto para sair encontrou um outro amigo Schwarz o qual não parecia se importar com o acontecido, o que lhe deu um ar de calmaria. Convidado pelo amigo para umapartida de baralho, foi interrompido pela esposa do falecido, a qual queria falar em particular.
Foi dar-lhe atenção, mas tudo que a mulher queria era saber como poderia aumentar sua pensão que iria receber do ex-marido, e o mesmo ainda nem tinha esfriado. Simplesmente deu uns choramingo e deu a entender que ela estava mais informada do que ele referente a qualquer assunto que possa dizer emreferencia quanto ao ganho que iria ter. Lamentou por não poder ajudá-la e despediu-se com ar de quem não sabia o que fazer.

II
Ivan falecera aos 45 anos, juiz do tribunal, filho de um funcionário, publico, em uma carreira que não pode ser demitido, embora não possa exercer uma outra função, era o segundo de três irmãos.
Lutara com toda sua força e desejo para se tornar alguém bem sucedido,formou-se e indicado pelo pai conseguiu uma carreira publica, depois de muitos enlaces. Chegou a juiz.
Porem dentre o tempo que passou por alguma dificuldade financeira e mesmo conjugal machucou-se ao decorar sua nova casa que seria o lar de seus sonhos, junto com sua família a qual esperava reconstruir, pois estava decadente, por um breve momento até teve a impressão de tudo seria novo, mas...
tracking img