Tipos de receituarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dados da Receita Médica
É a receita médica, prescrita em razão das informações obtidas do paciente e dos eventuais exames realizados, que deverá temperar oaproveitamento da utilidade do medicamento com a menor possibilidade de efeitos colaterais.
Este equilíbrio não decorre somente do tipo e características domedicamento, mas também da forma de utilização e da dosagem em relação ao tempo.
Por tudo isto a receita contém, além do medicamento, a sua quantidade total, asua dosagem, os horários e modos de seu uso.
Ao receber uma receita, o consumidor deve observar se as informações e observações estão legíveis, se entendeutodo o seu conteúdo e se não há mais nada a esclarecer. A receita, no mínimo, deverá conter:
* Nome e endereço do paciente;
* Nome do medicamento, tipoe quantidade receitada, horário de tomá-lo, duração do tratamento e o modo de usá-lo;
* Data, assinatura e número de registro do médico no ConselhoRegional de Medicina.
Importa observar que somente o médico estará capacitado e tem o dever de esclarecer as eventuais dúvidas que o paciente possa ter sobre adoença, o medicamento prescrito e o tratamento recomendado.
Para maior comodidade e economia o consumidor poderá solicitar ao seu médico que faça constar também dareceita o nome genérico (composto ativo) do medicamento para que, havendo conveniência, possa substituí-lo sem problemas.
A substituição de qualquermedicamento prescrito pelo médico somente pode ser ocorrer nesta hipótese, quando o medicamento substituto contenha o mesmo composto ativo do medicamento substituído.
tracking img