Papel do enfermeiro no parto humanizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O parto foi institucionalizado mais expressivamente no século xx, após a Segunda Guerra Mundial, quando os médicos adquiriram maiores conhecimentos nos campos da cirurgia, assepsia, anestesia, hemoterapia e antibioticoterapia. O domínio das técnicas ampliaram as possibilidades de intervenção e a cesariana se torna nesta época como uma opção por excelência de resolução dagravidez.
Na tentativa de resguardar o caráter fisiológico do nascimento, surgiu o conceito de Parto Humanizado, que pode ser descrito como um conjunto de condutas e procedimentos que têm por finalidade a promoção do parto e nascimento saudáveis e a prevenção da morbimortalidade materna e perinatal.
A busca pela humanização do parto exige, em primeiro lugar, o seu entendimento como sendo um evento davida sexual e reprodutiva; um processo fisiológico, que requer um acompanhamento com um mínimo de intervenção, que disponha de pessoal treinado e de condições estruturais para identificação e prevenção precoce de complicações e situações de risco, permitindo atuação imediata, adequada e eficaz.
Neste processo, cada mulher tem uma dinâmica própria que deverá ser respeitada, deve ser estimulada aliberdade de direcionar o seu processo de parto, sendo-lhe permitido escolher onde, como e com quem pari.
O bem-estar da mulher e o nascimento de seu recém-nascido dependem da confiança depositada nos profissionais que a assistem. Esses deverão, ao longo do trabalho de parto e no parto, avaliar corretamente o estado da mãe, com monitoramento de suas condições vitais, atentando para a manutençãode seu bem-estar fisíco e emocional, fornecendo-lhe apoio nos momentos de dor. A privacidade durante o trabalho de parto deverá ser respeitada, como também, a escolha do tipo de parto e do acompanhante que estará ao seu lado no momento que desejar.
Qual é a importância do papel do enfermeiro no parto humanizado?

2. JUSTIFICATIVA
A relevância desse estudo reside no fato que o mesmocontribuirá para ampliação das pesquisas na área de saúde da mulher e enfermagem, com vista à atuação num campo específico do parto humanizado: alívio da ansiedade e sofrimento, bem como escolher como, onde e com quem pari.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL
Identificar as ações em que o Enfermeiro poderá desenvolver para tornar o parto humanizado.
3.2 ESPECÍFICOS
Identificar os tipos de atividades que irábeneficiar a parturiente no parto humanizado.
Mostrar que é capaz de superar todas as dificuldades que surgirem.
Listar as dificuldades enfrentadas pelas parturientes e em cima destes dados melhorar a assistência prestada.

 

4. HIPÓTESE
A pesquisa realizada parte da concepção de que o Enfermeiro com todo o seu empenho irá ter cuidados e técnicas que diminuirá a dor e trará alívio para osofrimento da parturiente. Acompanhar desde no pré-natal, pré-parto, parto e puerpério com incentivo ao aleitamento materno. Incentivo ao parto vaginal, alojamento conjunto à presença de acompanhante, à redução do excessivo intervencionismo tecnológico no progresso do parto, estímulo as técnicas mecânicas de alivio a dor (massagens, banhos, deambulação), uso cauteloso de indução intravenosa(ocitocina), analgesia, abolição da prática do enema e tricotomia. Efetivar massagens profiláticas para alívio da dor, orientar a puérpera no trabalho de parto quanto a importância de uma correta respiração e deambulação.

5. METODOLOGIA
O presente estudo foi desenvolvido mediante a pesquisa bibliográfica, sendo consultado à base de dados Google , num sistema de computação.
Foram usados comoindexadores as palavras parto, ginecologia, obstetrícia, Enfermagem e humanização. A consulta foi feita em artigos na internet e periódicos técnicos da área da saúde publicados em língua portuguesa desde que o assunto humanização, pode ser encontrado nas fontes selecionadas.

6. REFERENCIAL TEÓRICO
Para o desenvolvimento do trabalho a pesquisa foi baseada nos seguintes autores: Osava, Santos, Mendes,...
tracking img