Papel de parede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com os novos tempos o mercado de vendas vem fazendo muitas mudanças pelos seus consumidores que exigem mais que um produto e sim que ele tenha qualidades para seu uso. Observando essas mudanças vemos que o habito do consumo há objetos que tomam caminhos em que aspectos emocionais são privilegiados, a sua comunicação também é privilegiada e nesse sentido deslocamos o olhar para a investigação dasrelações de afeto entre o homem e os objetos.
Visando essa emoção o Design Emocional tem atraído a atenção de muitos profissionais para a criação de produtos. Este novo método de design ajuda na criação de novos produtos, levando em consideração a necessidade de transmitir informações que podem comover os sentidos dos usuários, atingindo suas emoções, lembranças e até mesmo sonhos. Entrepesquisadores envolvidos com esta temática podemos citar António Damásio, Peter Stallybrass, Donald A. Norman, dentre outros que estudam métodos de comportamento humanos.
Atualmente existem papéis de parede feitos a partir de diferentes tipos de materiais naturais: papéis de seda, de palha, de bambu, de tecido, todos eles compostos de fibras naturais. Há também os que são feitos em material vinílico, masestes já se enquadram em outra categoria ao qual este produto pode ser limpo com um pano úmido.
Nos últimos anos, surgiram no mercado os adesivos decorativos, que passaram a funcionar como uma alternativa ao uso de papéis de parede. Os adesivos decorativos representam uma forma muito mais prática e se diferenciam do papel de parede na hora de decorar. Enquanto que o papel de parede é rico emdetalhes, a sua disposição pelo ambiente é muito uniforme, com formas repetitivas e limitações. Além disso, o seu custo é maior que o de um adesivo. Ao contrário do que acontece com o papel de parede, na utilização de adesivos, estes podem ser instalados em pequenos cantos da parede, o que melhor lhe convém, ocupando pouco espaço e oferecendo a possibilidade de variações de figuras e pontos deinstalação, não havendo necessidade de preencher toda a parede. Por outro lado, é mais fácil para o usuário instalar um adesivo decorativo do que o papel de parede, não sendo necessário contratar um profissional; o próprio usuário pode realizar a instalação.
Já sendo utilizado pelos chineses, há duzentos anos A.C. , surgiu na história da humanidade o papel de parede. Este foi inicialmente produzido empapel arroz, disponível apenas na cor branca e logo em seguida passando a ser produzido com pergaminho vegetal, em várias cores e temas. A pintura era feita manualmente por artesãos, tal como os carimbos decorativos de madeira que eram embebidos em tinta para imprimir as figuras. A grande desvantagem disso tudo é que ao ser molhados os papéis de parede se descolavam facilmente, além de perder asfiguras estampadas, o que ocorre ainda hoje.
Os revendedores do papel de parede adquirem o produto sob encomenda com seus fornecedores. Esses temas e desenhos são personalizados, ou seja, escolhidos pelos revendedores. O papel é vendido por metro, variando em comprimento e largura. Devido ao fato de acreditar se que o custo desse produto é exageradamente elevado, mais caro do que realmente é, omesmo não é muito procurado no mercado nacional.
Mas a criação de adesivos e papéis de parede customizáveis e aplicando os métodos de Design Emocional pretende assim, atingir um público alvo que ainda não conhece o produto e também o público que já procura por artes decorativas, por perfeições em seu traçado e praticidade no momento da instalação. Além disso, foi considerado o desenvolvimento demétodos práticos para utilizá-los.
O público alvo deste projeto se restringe a uma faixa etária que não foi muito procurada, pois esse produto não é muito utilizado pelo publico jovem e sim por adultos ou para crianças. Os adesivos e papeis de parede estudada neste trabalho destinam-se a todos os possíveis usuários que deseja uma diferença em ambientes.
O processo de criação levará em conta o...
tracking img