Papel da psicologia em uma ilpi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Repensando o papel da psicologia em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – uma experiência no Solar da Maturidade
Ilca Verneque de Castro*

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência do estágio supervisionado “Intervenções com idosos” na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – Solar da Maturidade, localizada na região Norte de Belo Horizonte,onde, em parceria com a PUC-Minas, unidade São Gabriel, alunos do curso de graduação em psicologia realizaram atividades com a finalidade de compreender a realidade da instituição e identificar formas de contribuições que a psicologia tem a oferecer para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Palavras chave: Instituição de Longa Permanência para Idosos, ILPI, Idoso, Vínculo.

IntroduçãoUm significativo aumento do percentual de idosos na população geral vem ocorrendo nas ultimas décadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (ONU) a projeção para o período de 1975-2075, em países desenvolvidos estima-se que a taxa de indivíduos com mais de 65 anos passará de 10,5% para 18,1% e de indivíduos acima de 80 anos subirá de 1,7% para 4,3%. Nos países menos desenvolvidos esse crescimentoserá ainda mais dramático. A porcentagem de idade acima de 65 anos aumentará 4,5 vezes, ou seja, 3,8% para 17%, e a população acima de 80 anos subirá de 0,4% para 3,5%. Neto & Junior (1996). Isto mostra que a população está envelhecendo nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, e, tal como nestes países, no Brasil também está ocorrendo um rápido aumento dessa população, sendo que o Brasilapresenta a mais alta taxa percentual de envelhecimento populacional dentre eles.
Este contexto aponta a necessidade de investimentos em políticas públicas para garantir a qualidade de vida e direitos dos idosos. Já foram alcançados alguns avanços significativos no final da década de 80 com a Constituição Federal de 1988 na qual os idosos passaram a ser definidos como sujeitos de direitosdiferenciados, e, portanto, merecedores de especial atenção. Também outras iniciativas em destaque são o Estatuto do Idoso, a Política Nacional do Idoso (PNI), dentre outras. Outro avanço conforme Simson et. Col. (2012) “é o surgimento do termo "instituição de longa permanência para idosos" (ILPI), proposto pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, para ser usado em lugar de "asilo", termofortemente marcado por preconceitos historicamente constituídos”.Mas apesar desses avanços, a efetivação concreta das políticas dos idosos necessita de estratégias que resulte na participação social, para que de fato estas venham a acontecer na prática de forma satisfatória, construindo mecanismos de apoio familiar que garanta condições para a convivência do idoso na família. Isto se faznecessário diante das profundas mudanças que tem afetado a sociedade contemporânea. Nesta sociedade o modelo capitalista financeiro valoriza o sujeito que produz e aquele que não produz é descartado. Isto tem levado a mudanças nas famílias, obrigando marido, mulher e filhos maiores a ingressar no mercado de trabalho por necessitar de promover a subsistência.
Segundo Gaulejac (1946) “(...) o Ego de cadaindividuo tornou-se um capital que é preciso fazer frutificar. O taylorismo provoca uma instrumentalização do humano, e cada individuo deve adaptar-se à linha de montagem, à máquina, à mecânica. A tecnocracia gera uma normalização do humano, e cada individuo deve se adaptar a normas, regras, processos. (...) A própria família esta impregnada pelo modelo gerencial. Ela é encarregada de fabricarindivíduos produtivos. (...). A sociedade se torna uma vasta empresa que integra aqueles que lhe são úteis e rejeita os demais”. Nessas circunstâncias o idoso deixou de ser visto como um sujeito de valor singular, com sua subjetividade, sentimentos e experiências adquiridas ao longo de sua historia de vida. Em outros tempos era acolhido na casa dos filhos e hoje perdeu este espaço e passou a ser um...
tracking img