Papel da escola na luta contra o bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O bullying é a violência escolar; e, diz respeito a todos os comportamentos agressivos e anti-sociais, incluindo os conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, etc. Muitas dessassituações dependem de fatores externos, cujas intervenções podem estar além da competência e capacidade das entidades de ensino e de seus funcionários.
 Algumas crianças, por serem diferentes de seuscolegas altos ou baixos demais, gordinhos ou muito magros, tímidos, crianças mais frágeis ou muito sensíveis, sofrem intimidações constantes. Discriminados em sala de aula, as vítimas do que hoje éconhecido como "bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores; e as consequências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento,depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.
Infelizmente estamos vivendo uma época em que a violência se torna cada vez mais presente em todas as instituições escolares.
A violência escolarnas últimas décadas adquiriu crescente dimensão em todas as sociedades, o que a torna questão preocupante devido à grande incidência de sua manifestação em todos os níveis de escolaridade. (FANTE,2005 p.20)

O comportamento violento, que causa tanta preocupação, resulta da interação entre o desenvolvimento individual e os contextos sociais, como a família, a escola e a comunidade.
Segundo apsiquiatra Ana Beatriz Barbosa[i], como é normal que as crianças impliquem uma com as outras, se dêem apelidos e briguem de vez em quando, nem sempre é fácil identificar quando o problema aparece. Porisso, é preciso que pais e professores estejam atentos para que percebam quando brincadeiras sadias, que ocorrem de forma natural e espontânea entre os alunos, se tornam verdadeiros atos de violência eperversidade - apenas alguns se divertem à custa de outros que sofrem.
É essencial tanto a participação do professor quanto dos alunos. O professor de um lado tem o dever de transmitir o papel...
tracking img