Posicionamento de marcas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESIGUALDADE, POBREZA E JUSTIÇA DISTRIBUTIVA.

Heranças Históricas -> são heranças sociais que se perpetuam, embora em graus atenuados ao longo do tempo. H. Jaguaribe observa que a “causa primária do dualismo social brasileiro foi o instituto da servidão, que perdurou até fins do século XIX. Abolida a instituição servil, supunham-se eliminados os males dela decorrentes e não se praticarampolíticas públicas para incorporar os ex-escravos às condições da cidadania. A reprodução familiar da ignorância e da miséria manteve, assim, no curso das quatro gerações que nos separam da abolição, o dualismo básico entre participantes e excluídos dos benefícios da civilização brasileira”. Além das decorrentes de instituições como a escravidão, é também heranças históricas a forma de acesso decada classe aos bens públicos e privados e a decorrente acumulação diferenciada de riquezas.
Macrocondicionalidades -> Condições macroeconômicas prevalecentes por longos períodos podem ser a causa do agravamento de estruturas distributivas preexistentes. Modelos de crescimento e de desenvolvimento definidos pelo poder político estabelecido podem impactar as estruturas de repartição, seja nadireção de maior esforço redistributivo seja na de maior concentração da renda e da riqueza. A capacidade das várias camadas sócias se neutralizarem os efeitos da inflação sobre seus fluxos de renda e da riqueza não é igualmente distribuídas. A camada do topo da pirâmide de rendas geralmente tem capacidades diferenciadas. O resultado final é o afastamento da sociedade como um todo da linha de perfeitaigualdade. E também o aumento dos índices de incidência de pobreza e de insuficiência de renda, notadamente quando o descontrole macroeconômico acaba por afetar o crescimento da economia como um todo.
Retorno do capital humano -> a expressão CAPITAL HUMANO designa o conjunto dos atributos pessoais, úteis para o processo produtivo, herdados ou acumulados, através de fatores como backgroundfamiliar e educação formal. As pesquisas que procuraram definir a contribuição de diferentes variáveis para as diferenças pessoas de renda encontraram significativas correlações entre o capital humano (background e educação) e a posição na estrutura de repartição.
Há diferenças expressivas entre os custos e o tempo de preparação de um cirurgião e o de um carpinteiro – E os retornos, expressos sob aforma de rendas recebidas, serão também diferentes ao longo das vidas profissionais de um e de outro, transmitindo-se na estrutura de repartição. Além das diferenças de custos e de tempo envolvidos nas várias alternativas pessoais de educação formal, a educação informal, de berço, relacionada ao background familiar, também é significativo fator de diferenciação de rendas e retornos futuros.Segundo C. Langoni, é razoável imaginar-se que as opções fundamentais dos indivíduos, como estudar ou trabalhar, anos de dedicação aos estudos, tempo de permanência na escola e escolha da profissão sejam afetados pelo status social de suas famílias. Quando considerados em conjunto com a educação formal, fatores de diferenciação como estes, atribuíveis ao background familiar, têm alta relevância entre ascausas de desigualdade da renda e da riqueza.
Talento e habilidades inatas -> Em qualquer sociedade há indivíduos que se destacam por talentos ou habilidades superiores aos da média da população.
Um dos fatores básicos de produção a empresariedade é um tipo diferenciado de habilidade que pode conduzir à construção de impérios econômicos ao longo de uma vida produtiva. Em paralelo, o talentodiferenciado para Lidar com finanças e mercado capitais é também fator de diferenciação, que se manifesta em particular nas sociedades em que a ordem econômica é fundamentada na capacidade privada de empreendimento. O controvertido QI, o talento, o dom e a habilidade inata são, assim, fatores de diferenciação que também se transmitem nas estruturas distributivas da sociedade como um todo....
tracking img