Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Violência, o Bullying e o Meio Escolar:
Algumas Relações

SUMÁRIO

1. Introdução...............................................................................................04
2. Objetivos.................................................................................................05
3.Justificativa..............................................................................................05
4. Hipótese..................................................................................................05
5. Fundamentação Teórica.........................................................................06
6. Metodologia.............................................................................................07
7.Cronograma............................................................................................07
8. Referências Bibliográficas......................................................................08

INTRODUÇÃO:

A violência tornou-se atualmente uma problemática preocupante para toda a comunidade escolar. Infelizmente, a crescente violência social reflete na violência dentro da escola. A violência escolar se expressa de muitas maneiras,incorporando-se a rotina da instituição e assumindo proporções preocupantes, a principal e mais freqüente forma é o chamado Bullying.
De acordo com o manual contra o Bullying, ao aprofundarmos nossa reflexão, veremos claramente que esse fenômeno cruel e silencioso, não traz somente conseqüências negativas para o ambiente escolar. A sociedade nada mais é que o resultado das atitudes de cada um de seusmembros. Essas relações desestruturadas na juventude, quando da formação de valores e do caráter, irão refletir duramente ao longo da vida desses alunos. Alunos vítimas do Bullying, geralmente, são pessoas com dificuldades para reagir diante de situações agressivas e que acabam retraindo-se. Isto pode contribuir para a evasão escolar, já que, muitas vezes, não conseguem suportar a pressão a quesão submetidos.
Segundo a pesquisa “Violência nas Escolas”, realizada pela UNESCO em escolas de todo Brasil, a violência física aparece em primeiro lugar, atingindo alunos, professores e funcionários em geral. Depois, em segundo lugar está a violência contra a propriedade e, por último, a violência verbal. (Ilanud, 2008).
Segundo Lucas (2007) as respostas clássicas de manter e fazer a paz, nuncasão suficientes, os alunos precisam compreender as causas primárias, visionar a mudança e a desenvolver estratégias concretas para transformar a violência.
Percebendo tais relações, surge a necessidade de investigar porque o índice de violência vem aumentando no meio escolar, a ponto dos educadores e pais sentirem perplexos e impotentes na problemática da violência.

DESENVOLVIMENTO:

Arealidade que presenciamos nas escolas, é impregnada de diversas formas de violência, às vezes oculta,onde os alunos passam por situações de “humilhação, gozações, ameaças, imputação de apelidos constrangedores, chantagens, intimidações” (Fante, 2005, p. 16). Quando isso ocorre, na maioria dos casos, os alunos, vítimas do Bullying ficam em silêncio, por se sentirem envergonhados ou com medo de novosataques, por parte dos agressores.
Segundo a autora, os alunos vitimizados pelo “comportamento bullying”, podem sofrer por muitos anos, no ambiente escolar, sem que o educador perceba o que está acontecendo. Portanto, é de suma importância que as escolas tenham consciência de que esse fenômeno existe, e que devem ser tomadas medidas urgentes, para evitar e tratar essas manifestações, as quais são,também, responsáveis pelo comportamento agressivo existente entre os alunos.
As instituições devem oportunizar aos educandos o acesso a essas informações, para que eles possam refletir e conhecer o fenômeno Bullying, bem como as terríveis conseqüências resultantes desse tipo de violência. Ao adquirirem conhecimento sobre as atitudes que desenvolvem o “comportamento bullying” e o que pode se...
tracking img