Pantanal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PANTANAL


Dizem que quem chega ao Pantanal se sente num paraíso.

O pantanal mato-grossense, com seus 250.000 km2 é considerado a maior planície alagada do planeta, onde acontece o pôr- do- solmais bonito do Brasil (Figura 6.1). Dividido entre o Brasil (60%), o Paraguai e a Bolívia. A parte brasileira se localiza na Bacia do Alto Rio Paraguai, na região Centro – Oeste (Figura 6.2). Por suaproximidade ao bioma da Floresta Amazônica, a biodiversidade do Pantanal é espetacular.

O rio Paraguai e seus afluentes são os grandes canais de água[->0] que invadem os campos do Pantanaldurante o verão. É uma verdadeira inundação! De outubro a abril é a época de cheia dos rios, quando os bichos[->1] se escondem e a água transforma tudo em um grande pântano (Figura 6.3).

O clima équente e úmido, no verão, embora seja relativamente mais frio no inverno.

O Pantanal brasileiro, que abrange cerca de 2% do nosso território, em 2000 foi reconhecido como Reserva da Biosfera. O Complexode Conservação do Pantanal, incluindo o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1981.

A planície do Pantanal se encontra em um nível dealtitude entre 80 e 150m e seus solos são predominantemente pouco permeáveis. Estas características fazem com que a cada ano, após alguns meses de chuvas, a planície do Pantanal se transforme em uma imensaárea alagada, com grande parte dos ecossistemas terrestres passando para ecossistemas aquáticos, e isso só começa a mudar a partir do início do outono.

A vegetação do Pantanal é um mosaico depaisagens, constituindo-se de lagoas com plantas aquáticas, vegetação flutuante, áreas que não se inundam com vegetação de cerrado e caatinga, canais de escoamento de água e savanas (Figura 6.4).
Anatureza repete, anualmente, o espetáculo das cheias, proporcionando ao Pantanal a renovação da fauna e da flora local. Esse enorme volume de água, que praticamente cobre toda a região do Pantanal, forma...
tracking img