Pantanal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADRIANA AZEVEDO VIMERCATI PIROVANI
DIEGO BRUNO DOS SANTOS GOMES
DILCINÉIA NUNES PEREIRA
MARCO ANTONIO OLIVEIRA CHAGAS
RAIANE MARIANI SANTOS
SABRINA CASSARO

ECOLOGIA I
Pantanal

ADRIANA AZEVEDO VIMERCATI PIROVANI
DIEGO BRUNO DOS SANTOS GOMES
DILCINÉIA NUNES PEREIRA MARCO ANTONIO OLIVEIRA CHAGAS
RAIANE MARIANI SANTOS
SABRINA CASSARO

ECOLOGIA I
Pantanal
Trabalho acadêmico do 1ºPeríodo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, apresentado à Disciplina de Ecologia I, ministrada pelo Professor Bruno de Lima Preto no ano letivo de 2012.

1) INTRODUÇÃO

1.1) ASPECTOS GERAIS

O Pantanal, uma das maiores planícies de sedimentação do mundo, ocupa grande parte do Centro Oeste Brasileiro e se estende pela Bolívia e Paraguai, onde recebe outras denominações.Dificilmente pode ser estabelecido um cálculo exato de suas dimensões, sabendo-se, porém que a porção brasileira, localizada em parte dos Estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, está estimada em cerca de 150.000 km².
Essa imensa planície, levemente ondulada, pontilhada por raros morros isolados e ricos em depressões rasas, tem seus limites marcados por variados sistemas de elevações comochapadas, serras e maciços e é cortada por grande quantidade de rios, todos pertencem à Bacia do Rio Paraguai.
Devido a baixa declividade desta planície no sentido norte-sul e leste-oeste, a água que cai nas cabeceiras do rio Paraguai, chega a gastar quatro meses ou mais para atravessar todo o Pantanal. Os ecossistemas são caracterizados por cerrados e cerradões sem alagamento periódico, camposinundáveis e ambientes aquáticos, como lagoas de água doce ou salobra, rios, vazantes e corixos.
Situado no centro do Continente Sul-americano, o Pantanal é circundado, do lado Brasileiro (Norte, Leste e Sudeste) por terrenos, estende-se a oeste até os contrafortes da Cordilheira dos Andes e se prolonga ao Sul pelas planícies pampianas centrais. As terras altas do entorno, muitas delas de origemsedimentar ou formada por rochas solúveis e friáveis, continuamente erodidas pela ação do vento e da água, fornecem enorme quantidade de sedimentos que são depositados na planície, num processo contínuo de entulhamento. Formam-se assim terrenos de aluvião, muito permeáveis de composição argilo-arenosa.
Na paisagem pantaneira, a fisionomia altera-se profundamente nas duas estações bem definidasdo ano: a seca e a chuvosa. Durante a seca, nos campos extensos cobertos predominantemente por gramíneas e vegetação de cerrado, a água de superfície chega a escassear, restringindo-se aos rios perenes, com leito definido, às grandes lagoas próximas desses rios e algumas lagoas menores e banhadas em áreas mais baixas da planície. Em muitos locais torna-se necessário recorrer aos estoquessubterrâneos, utilizando-se bombas manuais e moinhos de vento para garantir o fornecimento às casas e bebedouros de animais domésticos.
Os tons pardo-acizentados da vegetação ressequida só são substituídos pelo verde nos terrenos próximos à água superficial ou abastecidos pelo lençol freático.
As primeiras chuvas da estação caem sobre um solo seco e poroso e são facilmente absorvidas. Com o constanteumedecimento da terra a planície rapidamente se torna verde devido ao rebrotamento de inúmeras espécies resistentes à falta d’água dos meses precedentes.
Em poucos dias o solo se encharca e não consegue mais absorver a água da chuva que passa a encher os banhados as lagoas e transbordar dos leitos mais rasos, formando cursos de localização e volume variáveis.
 Esse grande aumento periódico darede hídrica do Pantanal, a baixa declividade da planície e a dificuldade de escoamento das águas pelo o encharcamento do solo, são responsáveis por inundações nas áreas mais baixas, o que confere à região um aspecto de imenso mar interior. Somente os terrenos mais elevados e os morros isolados sobressaem como verdadeiras ilhas cobertas de vegetação, onde muitos animais se refugiam à procura de...
tracking img