Pantanal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Pantanal constitui-se em um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil, sendo a maior área úmida continental do planeta, com cerca de 150 mil km², situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e o leste da Bolívia (que é chamado de charco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundiale Reserva da Biosfera. 

A região é uma planície fluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciada por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Charco e Mata Atlântica.

O Pantanal encontra-se sob o jugo das águas. A chuva divide a vida em dois períodos bem distintos, na época da seca entre os mesesde maio a outubro, aproximadamente, a paisagem sofre mudanças radicais, no baixar das águas, são descobertos campos, bancos de areia, ilhas sobre a superfície, onde fica exposta uma fina camada de lama humífera (mistura de areia, restos de animais e vegetais, sementes e humus) propiciando grande fertilidade ao solo. O equilíbrio desse ecossistema depende, basicamente, do fluxo de entrada e saídade enchentes que, por sua vez, está diretamente ligado à pluviosidade regional.

Com o início do semestre chuvoso nas regiões altas (a partir de novembro), sobe o nível de água do Rio Paraguai, provocando, assim, as enchentes. O mesmo ocorre paralelamente com os afluentes do Paraguai que atravessam o território brasileiro cortando uma extensão de 700 km. As águas vão se espalhando e cobrindo,continuamente, vastas extensões em busca de uma saída natural, que só é encontrada centenas de quilômetros adiante, no encontro do Rio com o Oceano Atlântico, fora do território brasileiro. As cheias chegam a cobrir até 2/3 da área pantaneira. A planície é levemente ondulada, pontilhada por raras elevações isoladas, geralmente chamadas de serras e morros, e rica em depressões rasas. Seus limites sãomarcados por variados sistemas de elevações como chapadas, serras e maciços. É cortada por grande quantidade de rios dos mais variados portes, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai. Os principais rios são: Cuiabá, Aquidauana, Piquiri, Taquari, São Lourenço, Miranda e Apa. O Pantanal é circundado do lado brasileiro (norte, leste e sudeste) por terrenos de altitude entre 600 e 700 metros;estende-se a oeste até os contrafortes da cordilheira dos Andes e se prolonga ao sul pelas planícies pampeanas centrais.

As primeiras chuvas da estação caem sobre um solo seco e poroso e são facilmente absorvidas. De novembro a abril as chuvas caem torrenciais nas cabeceiras dos rios da Bacia do Paraguai, ao norte. Com o constante umedecimento da terra, a planície rapidamente se torna verde devido àrebrotação de inúmeras espécies resistentes à falta d'água dos meses precedentes.

Esse grande aumento periódico da rede hídrica no Pantanal, a baixa declividade da planície e a dificuldade de escoamento das águas pelo alagamento do solo são responsáveis por inundações nas áreas mais baixas, formando baías de centenas de quilômetros quadrados, o que confere à região um aspecto de imenso marinterior.

Por entre a vegetação variada encontram-se inúmeras espécies de animais adaptados a essa região de aspectos tão contraditórios. Essa imensa variedade de vida, traduzida em constante movimento de formas, cores e sons é um dos mais belos espetáculos da Terra.

Por causa dessa alternância entre períodos secos e úmidos, a paisagem pantaneira nunca é a mesma, mudando todos os anos: leitos dosrios mudam seus traçados; as grandes baías alteram seus desenhos.

No Pantanal já foram catalogadas mais de 2.000 espécies de insetos voadores (borboletas), cerca de 80 espécies de mamíferos, sendo os principais a onça-pintada, capivara, lobinho, veado-campeiro, veado catingueiro, lobo-guará, macaco-prego, cervo do pantanal, bugio, porco do mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, preguiça,...
tracking img