Documentario: ilhas das flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Neste trabalho será discutido o documentário Ilha das Flores, do autor Jorge Furtado. Serão identificados os problemas sócio-ambientais, e o comportamento inadequado dos consumidoresda sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem social, econômica e cultural. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais, Furtado aborda toda questão daevolução social do indivíduo, e torna evidente o excesso decorrente do poder trazido com o dinheiro.


Desenvolvimento


O documentário Ilha das Flores é uma critica, o autor utiliza de váriosconceitos e os relaciona até chegar ao conceito de liberdade. Um fato era ligado ao outro, onde tudo começou na plantação de tomate, desde a plantação, comercialização, até finalmente ser jogado fora.
Comuma linguagem simples, o filme retrata a realidade que o país enfrenta a desigualdade social que existe no mundo capitalista. Ate a criação do dinheiro à economia se baseava na troca de mercadorias.Hoje as pessoas estão presas as condições relacionadas às suas classes sociais. Sempre mostrando a origem das coisas, o filme traz diversas imagens que abordam a miséria provocada pelo contextocapitalista.
O comportamento inadequado dos consumidores é se submeterem a sacrifícios por suas próprias sobrevivências. Há uma inversão de papéis no final do filme, sendo ser humano comendo restos dealimentos de animais. Enquanto uma parte da população é beneficiada por meios de produção, possuem poder econômico e social, existe a outra parte, (moradores da Ilha das Flores) que estão presos àsmisérias brigando por restos de lixos.
É falado que diferente dos animais, todos os seres humanos possuem telencéfalo desenvolvido e polegar opositor, ou seja, todas as pessoas “são iguais”, porém uns temdinheiro provenientes dos lucros do capitalismo, enquanto que outros não têm dinheiro nem para comer. Ilha das flores é um local para onde são levados os lixos. Não há flores na Ilha das Flores, há...
tracking img