Palestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-A região da Palestina, no Oriente Médio, disputada por israelenses e palestinos, povos que têm a mesma origem étnica, é um dos maiores impasses da atualidade. Conflitos, atentados e váriastentativas de paz fazem parte do cenário da região nos últimos 50 anos.
2-Antigamente, antes dos arabes chegarem na palestina, os judeus viviam lá, na antiga palestina, porém os judeus sofreram a diáspora dasua terra natal.
3- Diáspora judaica refere-se a diversas expulsões forçadas dos judeus pelo mundo e da consequente formação das comunidades judaicas fora do que hoje é conhecido como Israel, ouseja, passaram a ser uma nação sem Estado, espalhados pelo mundo.
4-Consequentemente a antiga terra foi ocupada pelos palestinos.
5- No fim do sec 19, após a segunda guerra mundial, começa o movimentosionista, em que os judeus começam a retornar para a sua terra natal, espontaneamente, como um movimento nacionalista judaico. O Sionismo foi um movimento político e filosófico que defendia o direitoà autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel. Defendia a criacao de uma patria paraos judeus, na regiao da palestina.
6- Séc 20 a ONU decide criar o estado de israel, pois 6 milhoes de judeus foram mortos na segunda guerra mundial, e isso causou uma comoção na opiniao pública, epara amenizar essa situação, a ONU decidiu criar um estado para esse povo sem terra. Quando foram questionados em qual area os judeus queriam a sua terra, os judeus optaram pela sua antiga terra Natal,que no momento estava ocupado pelos árabes, porém sob domínio britanico. Por isso, os ingleses resolveram abrir mao e sederam terras para a criação dos estado de israel.
1947-ONU faz o plano departilha e preve a criação de dois estados, um judeu e um árabe. Cisjordania e faixa de Gaza seriam o estado árabe, enquanto o resto seria Israel.
1948-Criação do Estado de Israel. Arabes não aceitam a...
tracking img