Conflito entre israel e palestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acordos de paz.
 Em 1998, após acordos de paz, Israel entregou porções de terra aos palestinos.
 Em 2002, forças israelenses cercam Arafat na Mugata, após uma série de ataques terroristas emIsrael. Proibido por Israel de deixar a Mugata (Quartel General), Arafat ficou confinado até o ano de sua morte em novembro de 2004. 
  A retirada unilateral de Gaza em 2005 (a decisão de retirar oscolonos judeus de territórios palestinos partiu de Ariel Sharon) que significou o fim de 21 assentamentos, não abrandou o conflito. A violenta disputa entre facções palestinas desde a eleição do gruporadical Hamas, em 2006, e os foguetes disparados diariamente de Gaza contra Israel ajudaram a engavetar a proposta de retirada também da Cisjordânia.
 Os destinos da região continuam incertos. Se ospalestinos já conquistaram a autonomia em algumas cidades da Cisjordânia e na Faixa de Gaza, ainda não têm um Estado independente e soberano.
06/10/07
* Motivos do conflito.
O Conflito entreisraelenses e palestinos tem motivos religiosos, políticos-territoriais, históricos, e naturais. Sobretudo todos esses motivos se envolvem (tem uma ligação).
Para os palestinos Jerusalém representa aterra santa árabe onde Maomé teria ascendido aos céus, mas para os os israelenses Jerusalém é o local onde foi edificado e onde se edificará novamente o templo, essa diferença gera conflitos pelocontrole de Jerusalém, além de Jerusalém há conflitos pelos territórios da Cisjordânia e Faixa de Gaza. Esses territórios foram ocupados por palestinos durante o Império Romano, hoje esses territórios estãosobre controle israelense. Esse controle é mantido por assentamentos israelenses fortificados. Para os palestinos tal teritório os pertence baseados no contexto histórico de serem herdereiros dolendário Abrãao, baseados nessa mesma justificativa inraelenses contestam esse territórios.
A disputa também se deve as recursos naturais presentes na região, como: água, petróleo e outros.
Outro fator...
tracking img