Paisagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia e Extensão Rural.
- Assentamento Conquista -

PERFIL DE MORADORES DO ASSENTAMENTO CONQUISTA, CAMPO GRANDE – MS

Resumo:
Relatório referente à viagem realizada no dia 11 de novembro de 2010, pela disciplina de Sociologia e Extensão rural ministrada pelo profº Olivier Francois Vilpoux, em visita ao assentamento Conquista. O texto apresenta o perfil de duas famílias queresidem no assentamento, localizado no município de Campo Grande – MS. A designação dos grupos para as família foi definida por ordem aleatória, á cada grupo foi designado duas famílias, desta forma destinaram-se ao grupo a família residente nos lotes 56 e 60, sendo que cada lote do assentamento reside uma família. No lote 56 reside a família do senhor João José de Araújo de 69 anos, e no lote 60a família do senhor Alberto Barbosa, de 47 anos. O baixo nível educacional e a falta de conhecimento dos programas e projetos destinados a esse setor são alguns dos fatores limitantes para o desenvolvimento e consolidação das famílias.

Palavras chave: Assentamento rural, Produção comercial, Empreendedorismo, Sustentabilidade.
 

1. Introdução
 A Região do Centro-Oeste caracteriza-se porgrande variabilidade de fauna e flora e pela inexistência de grandes empresas transformadoras, sendo a economia baseada em gado, e mais recentemente em reflorestamento e cultura da cana-de-açúcar para produção de etanol.
O Estado do Mato Grosso do Sul como integrante da Região, também se caracteriza pelo número elevado de assentamentos, o que faz da agricultura familiar uma das metas quando sepensa em desenvolvimento. Os assentamentos têm encontrado dificuldade em manter desenvolvimento sustentável, pela falta de informação dos programas destinados a esse setor e muitas vezes pela falta de interesse dos próprios assentados, ameaçando assim a segurança alimentar e conseqüentemente esvaziando o campo e inchando as periferias das cidades.
O Governo Federal, Estadual e Municipal temincorporado o programa da agricultura familiar, ampliando os programas de incentivo, abrindo novas portas, dando um horizonte amplo de possibilidades, visando sempre à sustentabilidade. Os assentamentos compreendem tanto a categoria social, como também a econômica e a cultural, e têm objetivo de formação e produção social, que conseqüentemente se liga a conquista e consolidação dos direitos pela terra.Muitos projetos de reforma agrária infelizmente jamais deram certo no Brasil, terras mal distribuídas e mal administradas sempre foram um empecilho para governos e assentados, mas para todas as regras existem suas exceções é o caso de algumas famílias do assentamento Conquista. Alguns exemplos podem ser citados, como o da família da dona Élia responsável pelo laticínio, a família da donaDulcelina produtora de doces e a família do senhor Reinaldo Rodrigues que investiu em gado leiteiro, e logo depois o sistema de horta irrigada.

Descrição Geral:
O assentamento Conquista, está localizado no Município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na rodovia MS 080, Km 17. Criado no ano de 1999 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Fica aproximadamente 30 km dacidade sendo aproximadamente 30 Km de asfalto e 12 km de estrada de terra em boas condições e bem sinalizada, o assentamento é de fácil acesso com os lotes visivelmente enumerados, facilitando assim o trafego na área. É constituído de 65 lotes de 17 hectares e meio cada um.
A principal atividade econômica dos assentados é a produção de leite. Neste assentamento existe um laticínio, denominadoLaticínio D`Elia, criado por iniciativa de uma assentada que visualizou a possibilidade de captar a produção leiteira local, beneficiando-se de um bom relacionamento com os produtores. Vilpoux (2008). Possui também uma fabrica de doces, criada pela dona Dulcelina Teodoro Barbosa, que viu nesse setor a chance de incrementar a renda da família e também o senhor Reinaldo Rodrigues que investiu em gado...
tracking img