Paisagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É PAISAGISMO

O termo paisagismo no Brasil é por muitos considerado um termo genérico, podendo ser usado para designar diversas escalas e formas de ação e estudo da paisagem. Desta forma, poder-se-ia considerar como paisagismo tanto o plantio de um simples jardim, até o processo de concepção de projetos completos de arquitetura paisagística como parques e praças. Entretanto, fazendo umpequeno histórico dessa arte, pode-se perceber que a divisão do paisagismo como ciência, da simples jardinagem, já ocorreu há muito tempo. A grande dificuldade de se conhecer a fundo as características dos primeiros jardins da antiguidade está no caráter perecível da vegetação. Restam aos arqueólogos desvendar pinturas e escritos antigos, tentando reconstruir uma imagem dos primeiros espaçosajardinados.

A função do desenho da paisagem é mais que o desenho direto de arranjos espaciais ao ar livre. É o relacionamento contínuo entre cada indivíduo e a paisagem (ECKBO, 1950, p. 6).

O projeto paisagístico pode resgatar o espaço, tornando-o socialmente utilizado, considerando o uso específico para cada situação O paisagismo se aproxima de outras áreas do conhecimento que se dedicam aoespaço físico, tais como desenho urbano e planejamento, por causa do seu compromisso com o projeto. A este compromisso técnico soma-se aquele que deve existir com a sociedade, com o usuário, de natureza indissolúvel, pois o espaço deverá ser utilizado e responder satisfatoriamente a uma série de expectativas da população (KOHLSDORF, 2001).
O papel do paisagismo é bastante diversificado, podendo serusado, por exemplo, para suavizar ou valorizar as formas arquitetônicas. A composição do paisagismo deverá levar em conta o que se deseja priorizar no projeto: dar privacidade, ocultar uma vista indesejável, reforçar caminhos, controlá-los, sombreá-los, como no caso dos estacionamentos, praças e play-grounds. Assim, utilizadas de maneira correta e de acordo com a finalidade, as plantas podem serconsideradas como materiais onstrutivos,
definindo várias formas e espaços interessantes.

Hubbard e Kimball (1917 apud LAURIE, 1983, p. 22) se referiam a paisagem como bela arte, cuja função mais importante é a de criar e preservar a beleza da habitação do homem.

Olmstad Jr. e Kimball (1928, p. 4) argumentaram que o contato com a paisagem natural era essencial para a moralidade, a saúde e afelicidade do homem.

Garret Eckbo (1950, p. 36) expressou que a arquitetura da paisagem é uma ampliação da arquitetura por outros meios. Entendeu que ambas constituem um mesmo trabalho.

Para Macedo (1982, p. 11) o conceito de paisagem é a “expressão morfológica das diferentes formas de ocupação e, portanto, da transformação do ambiente em determinado tempo”.
HISTÓRIA DO PAISAGISMO

Osurgimento do paisagismo como ciência e separadamente da simples jardinagem ocorreu a muito tempo. Os arqueólogos tentam desvendar pinturas e escritos antigos, tentando reconstruir uma imagem dos primeiros espaços ajardinados, já que as primeiras vegetações pereceram.

Sabe-se que os primeiros registros do desenvolvimento da jardinagem são encontrados no Egito Antigo e na China, passando pelos JardinsSuspensos da Babilônia, pela Pérsia, pelo Renascimento Francês e Italiano, até transformar-se em ciência paisagística, na Revolução Industrial. Enquanto jardinagem possuía a função de embelezamento, restringindo-se à unidade familiar. A partir do momento em que o homem passa a preocupar-se com a melhoria de sua condição de vida e com o ambiente em que vive, a jardinagem transforma-se empaisagismo ou arquitetura paisagística, ganhando “status” de ciência. Desta forma, passa a fazer uso de diversas áreas de conhecimento como botânica, irrigação, edafologia, fisiologia vegetal, arquitetura, entre outros.

O paisagismo avança, assim, embasado por critérios técnicos-científicos, rumo ao estudo, à análise, à compreensão e intervenção sobre a paisagem. Essa paisagem, de dimensão variada,...
tracking img