Paisagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administrar, governar, dirigir, regular.
Administrar por conta própria ou de outrem: gerir a propriedade da família. Administração

* Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram:
a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
* O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e seestendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX.
Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, foi a
* 1ª. Fase: 1780 a 1860 - . É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima.
* 2ª. Fase: 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados de petróleo, como as novas fontes deenergia, e do aço, como a nova matéria prima.
* a moderna administração surgiu em resposta às duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial:
* Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
b) Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face àintensa concorrência e competição no mercado
- No início do século XX, surge FREDERICK WINSLOW TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios do estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.
- Os princípios de Taylor:
seleção científica do trabalhador tempo padrão; trabalho em conjunto; supervisão; ênfase na eficiência.
Segundo a Adm Científica (Taylor):
a organização é como uma máquinaque segue um projeto predefinido;
o estudo prévio dos tempos e movimentos dos operários reduz os desperdícios e aumenta a produção;
a qualificação do funcionário passa a ser supérflua em conseqüência da divisão de tarefas que são executadas de maneira monótona e repetitiva;O trabalho é visto de forma fragmentada, o operário não tem a visão do todo daquilo que produz.
* Um dos grandesseguidores do Taylorismo foi Henry Ford (1863 – 1947),que utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação para a produção em massa de automóveis
O Ford T foi o primeiro veículo produzido pela empresa e permaneceu em linha desde 1908 a 1927, sendo produzidas 15.007.034 de unidades. Esse foi um recorde que permaneceu por 45 anos.
* Também no início do século XX o engenheiro francêsJULES HENRI FAYOL, publica seus trabalhos sobre a TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
* A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos como conseqüência
imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores.
Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. (Taylor)
* necessidade dehumanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano;
* O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia;
* As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia de Kurt Lewin (dinâmica de grupo) foram capitais para ohumanismo na administração;As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.
* A Western Electric era uma companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas. A empresa sempre se caracterizara pela preocupação com o bem estar de seus funcionários, o que lhe proporcionava um clima constantemente sadio de relaçõesindustriais.
Durante mais de 20 anos não se constatara nenhuma greve ou manifestação Um diagnóstico preliminar nos diria que o moral na Companhia era alto e os funcionários confiavam na competência de seus administradores
* No período entre 1927 e 1932 foram realizadas pesquisas em uma das fábricas da Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago.
* A fabrica...
tracking img