Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2- O USO DO SOLO URBANO


O modo de ocupação de determinado lugar da cidade se dá a partir da necessidade de realização de determinada ação, ou seja, de produzir, consumir, habitar ou viver. Nessecontexto as relações capitalistas determinam o modo de ocupação de determinado lugar na cidade.
A materialização da ocupação pode ser desenvolvida a partir de vários pontos de vista. Do ponto devista do produtor de mercadorias, a cidade materializa-se enquanto condição geral da produção e nesse sentido é o lócus da produção da mais-valia e da circulação; é o mercado e a atividades de apoio àprodução. A cidade expressa então uma concentração. Do ponto de vista do morador, enquanto consumidor, a cidade é o meio de consumo coletivo para a reprodução da vida dos homens. É o lócus da habitaçãoe todas as suas necessidades. Finalmente, o uso residencial será determinado pelo o papel que cada indivíduo ocupará no processo de produção geral da sociedade e conseqüentemente o seu lugar nadistribuição da riqueza gerada. Assim, a diferenciação dos usos será a manifestação espacial da divisão técnica e social do trabalho, num determinado momento histórico. O uso do solo urbano será disputadopelos os vários segmentos da sociedade de forma diferenciada, gerando conflitos entre indivíduos e usos e esses conflitos são orientados pelo o mercado, mediador fundamental das relações que seestabelecem na sociedade capitalista.
Para ter acesso a um pedaço de terra é necessário pagar por ele pelo o fato de que, na sociedade atual, o uso é produto das formas de apropriação e o preço é aexpressão do seu valor. O valor do uso é o sustentáculo conceitual do tratamento geográfico dos problemas de uso do solo. Os fatores que determinarão a formação do preço vincula-se principalmente à inserção dedeterminada parcela no espaço urbano global, tendo como ponto de partida a localização do terreno, o acesso aos lugares ditos privilegiados, à infra-estrutura, à privacidade e secundariamente aos...
tracking img