Pai rico pai pobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elton Mayo (1880-1949) e as Experiências de Hawthorne

Elton Mayo era um cientista social australiano da Universidade da Pensilvânia, em certo momento foi convidado a ser um consultor de umafabrica de tecidos da Filadélfia. Foi chamado para entender o que havia de errado na implementação da administração cientifica que havia sido introduzida por um engenheiro que seguia os princípiosde Frederick W. Taylor. Pois a produtividade e nem a eficiência melhoraram muito menos a rotatividade principalmente do setor de fiação, pois estes trabalhadores estavam insatisfeitos e todas astentativas de aplicar a administração cientifica haviam fracassado.

Com isso Mayo a principio ouviu os trabalhadores, que reclamavam de dores nas pernas e nos pés e de poucos períodos dedescanso. A solução para isso foi aumentar os intervalos entre a jornada de trabalho e implantar camas de lona para o descanso dos funcionários, com isso ouve um aumento da produtividade. Mas este não era oúnico problema estes operários se sentiam desvalorizados, pois seus trabalhos não eram reconhecidos e detectou que em suma maioria eram solitários não havia interação entre eles. Com isso ele entendeuo porquê do fracasso da implementação da administração cientifica. Mais tarde se perguntou se o aumento da produção era pela implementação de uma nova técnica de administrar ou pelo simples fato deouvir os funcionários pois este simples fato pareceu unir os trabalhadores num grupo.

Em abril de 1927 juntamente com seus colegas na Universidade e Harvard, iniciou o então denominadoEstudo de Hawthorne, um dos mais famosos estudos da escola de administração sendo discutido e analisado por cerca de 50 anos.

Através deste projeto Mayo e seus colegas concluíram que, além dosaspectos físicos do trabalho, outros fatores tinham poder de melhorar a produção. Estes fatores referiam-se às inter-relações entre os trabalhadores e a psicologia individual da cada um deles e após...
tracking img