Paeg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil era dependente da tecnologia estrangeira, pois sua especialidade era os produtos leves, deixando os produtos pesados para importar. A partir de 1958 ocorre o desequilíbrio Balanço dePagamentos e a situação se agrava com a quantidade de empréstimos externos, com prazos curtos que o Brasil adquiriu e o rompimento de JK com FMI em 1959. Em 1962 cai o crescimento da indústria, devido acrises internas causadas pela dependência externa.

Então é criado, no governo de Médici, o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) que implantou políticas de estabilização, tendo êxito, dando inícioao chamado milagre econômico brasileiro.O Ministério do Planejamento instituiu o PAEG, plano econômico de transformações institucionais, reformas bancária e tributária e centralização do poderpolítico e econômico. O PAEG tinha como objetivos: Aumento de investimentos; Estabilidade de preços (prioridade) e Diminuição dos desequilíbrios regionais e déficits do Balanço de Pagamentos.
Devido aoexcesso de demanda tem-se inflação, monetização dos déficits público, expansão dos créditos a empresas e grandes aumentos salariais. Executa-se uma política monetária restritiva reduzindo, de formagradual, o déficit público e a inflação controlada a emissão de moeda e crédito. Em 1965, houve a reforma bancária onde se criou o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional. Instituiu-se a correçãomonetária para diminuir os efeitos da inflação.
Teoria dos choques: industrialização começou como consequência às dificuldades impostas pelos choques da IGM, crise de 29 e IIGM. Um choque adverso afetariao setor externo da economia, aumentaria o preço das importações, podendo torna-las impraticáveis. A procura interna, que era sustentada por politicas econômicas expansionistas, mudariam para asubstituição de importações. Antes da crise de 29, a teoria não podia ser aplicada porque ela não se identificava com o crescimento brasileiro.
Teoria da industrialização via expansão de exportações:...
tracking img