Modais de transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte ferroviário no Canadá.
O Canadá possui vários acidentes geográficos que são grandes obstáculos ao transportes, como montanhas, grandes corpos d’ água e grandes florestas. Mesmo assim, o país possui um dos melhores sistemas de transportes do mundo.
A malha ferriviária do Canadá possui mais de 80 mil quilômetos de extensão. É a terceira maior malha ferroviária do mundo, perdendoapenas para a dos Estatos Unidos e ao da Rússia. As duas principais ferrovias do país são a Candian National Railway e a Canadian Pacifc Railway, esta última sendo a primeira ferricia transcontinental do mundo, tendo sido inaugurada em 1884. Ambas as ferrivias são controladas por empreas privadas. Já a VIA Rail é um serviço ferroviário inter-urbano de passageiros. Administrada pelo governocanadense. Montreal é o maior pólo ferroviário do país, seguido por Calgary e Toronnto. Toronto e Montreal possuem modernos sistemas de metrô.
Rodovias pavimentadas conectam as principais cidades do Canadá entre si. Delas, destacam-se a Trans-Canada Highwary, La Transcanadienne em francês, que se estende por oito mil quilômetros desde o Oceano Pacífico até o Oceano Atlântico, e a via ExpressaMacdonald-Cartiert, a via expressa mais movimentada do mundo. Montreal é o principal pólo rodoviário do Canadá, seguido por Toronto e Calgary. Montreal possui um extensico sistema de vias expressas.

Transporte ferroviário na India
A rede ferroviária na India é considerada uma das maiores do mundo, os trens são o principal meio de transporte desse país com mais de um bilhão de habitantes.
Emmédia mais de 8.350 trens percorrem cerca de de 80.000 quilômentros transportando mais de 12,5 milhões de passageiros diariamente. Os trens da carga rebocam bem mais de 1,3 milhão de toneladas em mercadoria. No total, esses trens fazem viagens equivalentes atrês vezes e meia a distância da terra á lua todos os dias. Se levar em conta as 6.867 estações, as 7.500 locomotivas, os mais de 280.000 vagõesde passageiros e de cargas, e o total de 107.969 quiômetros de trilhos incluindo os desvios ou linhas secundárias, entende-se por que as ferrovias da India empregam cerca de 1,6 milhão de pessoas, o maior quadro defunciónarios de todas as empresas do mundo.

Transporte ferroviário na França
Com mais de 194 linhas de trem e 100 milhões de viajantes em 2006, a companhia de trens francesaSNCF está sempre na vanguarda. O TGV, trem de grande velocidade, quebra recordes desde 1955 e já chegou a ultrapassar a marca dos 574,8 km/h em 2007. Hoje é possível atravessar o território francês a 320 Km /hora. Um exemplo é a linha Méditerrannée que liga Paris a Marseille no sul da França em 2h55 (percurso total de 750 km) e a novíssima linha Leste que aproxima Strasbourg (fronteira comAlemanha) à Paris em 2h20. Para quem quiser explorar a França e continuar a visita em outro país da Europa, a malha ferroviária francesa está cada vez mais interligada às outras malhas européias, com algumas novidades: a duração da viagem Paris-Londres em Eurostar é, por exemplo, de apenas 2h15 desde 14 de novembro do ano passado (média de 14 freqüências por dia), Frankfurt estará a menos de 4 horas deParis. Com o trem Thalys, os passageiros chegam a Bruxelas da capital francesa em 1h25 (um trem cada 30 minutos) e em Amsterdã em 4h11 (de 5 a 7 trens por dia).

Transporte ferroviário na Polônia
O país possui uma bem desenvolvida rede ferroviária com conexões nacionais e internacionais. A transportadora ferroviária nacional, a PKP - Polskie Koleje Panstwowe, mantém conexõesinternacionais (PKP INTERCITY) e conexões nacionais (regionais). Na Polônia, operam também linhas ferroviárias de baixo custo atendidas pela companhia PKP, como também os primeiros trens financiados pelas autoridades autônomas que atendem conexões locais da Região de Mazóvia. Na época de verão, os trens transportam os turistas para o litoral polonês no trajeto Varsóvia – Gdynia. A Polônia oferece conexões...
tracking img