Padre antonio vieira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Padre António Vieira

“Para falar ao vento bastam palavras. Para falar ao coração, é preciso obras.”

Disciplina: Português
Professor: Graça Thomas
Módulo: 7
Aluno: Tiago Figueiredo Nº23 3ºTAL

Índice
Introdução 3
Padre António Vieira 4
A Obra 5
Padre António Vieira 6
Vida 6
Conclusão 7
Bibliografia 8

Introdução

O Sermão de Santo António aos Peixes foi proferido nacidade de São Luís do Maranhão em 1654, na sequência de uma disputa com os colonos portugueses no Brasil. O Sermão de Santo António aos Peixes constitui um documento da surpreendente imaginação, habilidade oratória e poder satírico do Padre António Vieira, que toma vários peixes (o roncador, o pegador, o voador e o polvo) como símbolos dos vícios daqueles colonos. Com uma construção literária eargumentativa notável, o sermão tem como objetivo louvar algumas virtudes humanas e, principalmente, censurar com severidade alguns vícios dos colonos. Este sermão foi pregado três dias antes de Padre António Vieira embarcar ocultamente para Portugal, onde pretendia obter uma legislação mais justa para os índios, prejudicando assim os interesses dos colonos europeus. Pode-se especular que a sua saídaprecipitada do Brasil se devia, pelo menos em parte, ao receio de represálias por parte dos colonos.

Padre António Vieira

A Época

O
nome "barroco" (provavelmente derivado de barueco, a palavra espanhola que designava uma pérola de forma irregular) foi atribuído nos finais do XVIII e possuía alguma intenção pejorativa, uma vez que nessa altura este período era ainda considerado como afase de decadência do renascimento. Só nos inícios do século XX este estilo é reconhecido como um dos mais importantes da história moderna.

Desenvolvida durante o século XVII, num ambiente dominado pelos progressos científicos, pela consolidação das grandes monarquias absolutistas, pelo movimento da contra-reforma da igreja católica e pela expansão protestante nos países nórdicos, a arte barrocaprolongou-se pelo século XVIII em muitos países. O estilo barroco nasceu em Itália, a partir das experiências maneiristas de finais do século XVI e expandiu-se rapidamente para outros países europeus, atingindo mais tarde as colónias espanholas e portuguesas da América Latina e da Ásia.

Apesar das diferentes interpretações que se verificaram nos diferentes países e regiões, determinadas pordiferentes contextos políticos, religiosos e culturais, este estilo apresentou algumas características comuns, como a tendência para a representação realista, a procura do movimento e do infinito, a importância cenográfica dos contrastes luminosos, o gosto pelo teatral, a tentativa de integração das diferentes disciplinas artísticas.

A Obra
Sermão de Santo António aos Peixes

Proferido nacidade de São Luís do Maranhão em 1654, na sequência de litígios com os colonos portugueses no Brasil, o Sermão de Santo António aos Peixes constitui um documento da surpreendente imaginação, habilidade oratória e poder satírico do Pe. António Vieira, que toma vários peixes (o roncador, o pegador, o voador e o polvo) como símbolos dos vícios daqueles colonos. Com uma construção literária eargumentativa notável, o sermão louvar algumas virtudes humanas e, principalmente, censurar com severidade os vícios dos colonos.

Porquê o nome deste sermão dado por Padre António Vieira?

-Homenagem ao Sto. António (pregado no dia de Santo António)
-Segue o exemplo do sermão de Santo António (aos peixes)
-Tal como Sto. António tenta converter os hereges (expulsem os demónios dentro de si), tambémPadre António Vieira tenta fazer isso com os colonos portugueses no Brasil.

Objetivos:
-Pretende agitar as consciências (abrir os olhos), conduzir à reflexão.
-Pretende evitar o mal e preservar o bem (sal que tenta salgar)

Causas Responsáveis pela corrupção |
Pregadores (conservar o bem) | Ouvintes |
“Sal”à”Sal que não salga”Falsa doutrina “ Não pregam a verdadeira doutrina” |...
tracking img