Nematelmintos e platelmintos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FRENTE 01 - AULA 13 – PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS

 
1 - FILO PLATYHELMINTHES: a) Conceito: São animais invertebrados que se caracterizam por apresentar o achatado no sentido dorsoventral, por isso são denominados de vermes achatados. São triblásticos (são os primeiros), acelomados, com simetria bilateral e neuromiários; são terrestres e aquáticos, de vida livre ou parasitas. São os primeirosanimais com sistema excretor. b) Morfologia dos platelmintos: – Manchas ocelares: são estruturas que funcionam como olhos, porém, não formam imagens, apenas servem para captar a luminosidade local. – Cílios: são filamentos que ajudam na locomoção, presentes na região ventral dos platelmintos. – Boca: é o local por onde entra o alimento; da boca do platelminto projeta-se a faringe denominada deprotráctil. – Faringe protráctil: é um órgão tubular que é projetado para capturar os alimentos. - Poro genital: é um orifício por onde ocorre troca de espermatozóides, durante a fecundação cruzada (entre dois indivíduos). c) Fisiologia dos platelmintos: - Sistema digestivo: (+): presente do tipo incompleto com digestão extra e intracelular; o tubo digestivo é do tipo incompleto, sendo formado pelosseguintes órgãos: boca → faringe protráctil → intestino ramificado. Importante destacar que a classe cestoda não apresenta sistema digestivo e, a digestão, nas tênias é feita por difusão. – Sistema circulatório: ausente, porém, a distribuição dos alimentos é feita por difusão. – Sistema respiratório: ausente, porém, a respiração nos platelmintos de vida livre é aeróbia do tipo cutânea, enquantoque, nos parasitas a respiração é do tipo anaeróbia. – Sistema excretor: (+) presente, e a excreção é realizada pelas células flamas ou solenócitos. – Sistema nervoso: (+): presente, surgindo pela primeira vez concentração de neurônios, denominados de gânglios cerebróides. São os primeiros organismos a apresentarem um sistema ganglionar e ventral. – Sistema de revestimento: (+) presente, e orevestimento externo nos vida livre é feito pela epiderme ciliada, enquanto que, nos parasitas é feita pela cutícula. – Sistema reprodutor: (+) presente, com reprodução sexuada e assexuada. A reprodução assexuada pode ser por: regeneração e laceração. único platelminto dióico (com dimorfismo sexual). Sem dimorfismo é difícil diferenciar o macho da fêmea. – Sistema muscular: (+) presente, com músculoslongitudinais, transversais e circulares. d) Classificação dos platelmintos: a classificação é baseada principalmente na relação simbiôntica com os outros seres vivos. Existem basicamente três classes: turbelária, trematoda e cestoda. – Classe Turbellaria: (vida livre): São platelmintos de vida livre, dulcícolas (habitam água doce), carnívoros. Ex: planária.

– Classe Trematoda: (endo eectoparasitas): São platelmintos parasitas, de caráter endo e ectoparasítico. Ex: Schistossoma mansoni e Fasciola hepatica.

– Classe Cestoda: (endoparasitas) são platelmintos parasitas, apenas de caráter endoparasítico com ausência de sistema digestivo; apresentando obtenção de nutrientes a partir da absorção direta por sua superfície corpórea (difusão direta entre seu corpo e do hospedeiro). Ex: Taeniasollium, Taenia saginata, Echinococus granulosus.

Os platelmintos são monóicos, com fecundação interna e o desenvolvimento direto ou indireto. O filo em geral é monóico e, a exceção é o Schistossoma mansoni que é o

FRENTE 01 - AULA 13 – PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS

 
2 - FILO NEMATHELMYNTHES: (ASCHELMYNTHES) a) Conceito: São animais invertebrados que se caracterizam por apresentarem ocorpo cilíndrico e as extremidades afiladas. São chamados de vermes cilíndricos. São triblásticos, pseudocelomados, protostômios, neuromiários, de simetria bilateral; aquáticos ou terrestres de solo úmido, de vida livre ou parasita.

Muitos são de vida livre no solo e na água e outros são parasitas em animais ou plantas. Ecologicamente são muito bem-sucedidos, sendo tal fato demonstrado pela...
tracking img