Manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MANIFESTO COMUNISTA VERUS ENCICLICA RERUM NOVARUM




O estudo do texto Manifesto do Partido Comunista de 1948 e da Carta Encíclica Rerum Novarum de 1891, ambos fazem crítica àmodernização desenfreada que subjulgava a população de forma escrava em virtude da substituição do trabalho antes artesanal feito em pequenas quantidades á utilização das máquinas, esse período de avançotecnológico vivido na época, onde as jornadas de trabalho duram de 14 a 16 horas/dia.

A mudança da vida antes rural para a nova realidade hostil do trabalho nas fábricas, que submetia homens,mulheres e crianças foi alvo de descontentamento e contestação de trabalhadores.


A realidade vivida é de extrema pobreza dos trabalhadores operários versus o enriquecimento da minoria burguesaque estava no poder explorando a classe menos favorecida.


A situação começou a incomodar, surgem pensamentos contrários ao capitalismo voraz presente, liderado por Karl Marx e FriedrichEngels no Manifesto Comunista, e representando os ideias da igreja Encíclica Rerum Novarum, subscrita pelo Papa Leão XIII.


O Manifesto Comunista defende uma sociedade sem divisão de classessociais, “Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à idéia de uma revolução comunista!Os proletários nada têm a perder a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar.” (MANIFESTO COMUNISTA).


O Papa Leão XIII, na Encíclica Rerum Novarum defende a convivência pacífica entre asclasses sociais, e diz que as classes sociais burguesia e proletário não são inimigas.



Segundo os ideais defendidos por Karl Marx, a propriedade deve ser de todos não deve haverpropriedade privada, para que não haja uma submissão de quem é proprietário a quem não tem propriedade, para o Papa Leão XIII a propriedade privada deve ser mantida inviolável.

O Manifesto...
tracking img