Ozonosfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ozonosfera se localiza na estratosfera, cerca de 90% de ozônio atmosférico está nesta camada, entre 16 a 30 quilômetros de altitude, cerca de 20 km de espessura. Os gases na ozonosfera são tãorarefeitos que, se os comprimíssemos à pressão atmosférica ao nível do mar, sua espessura não ultrapassaria três milímetros.
As radiações eletromagnéticas emitidas pelo Sol trazem energia para a Terra,entre as quais a radiação infravermelha, a luz visível e um misto de radiações e partículas, muitas destas nocivas.
Grande parte da energia solar é absorvida e/ou refletida pela atmosfera, se chegasseem sua totalidade à superfície do planeta o esterilizaria.
A ozonosfera é uma das principais barreiras que nos protegem dos raios ultravioleta. O ozônio deixa passar apenas uma pequena parte dosraios U.V., esta benéfica.
Quando o oxigênio molecular da alta-atmosfera sofre interações devido à energia ultravioleta provinda do Sol, acaba dividindo-se em oxigênio atômico; o átomo de oxigênio e amolécula do mesmo elemento se unem devido à reionização, e acabam formando a molécula de ozônio cuja composição é (O3)
A ozonosfera saturada de ozônio funciona como um filtro onde as moléculasabsorvem a radiação ultravioleta do Sol e, devido a reações fotoquímicas, é atenuado o seu efeito. É nesta região que estão as nuvens-de-madrepérola, que são formadas pela capa de ozônio.
Formação eDestruição do Ozônio Estratosférico (Ciclo de Chapman)
(Chapman, S. A theory of upper atmospheric ozone, Q. J. Roy. Meteorol. Soc., Mem. 3, 103-125, 1930)

A formação do ozônio na estratosfera ocorre emníveis superiores a 30km de altitude onde a radiação solar ultravioleta de comprimento de onda menor que 242,5 nm vagarosamente dissocia o oxigênio.
O2 + hn O + O                    (1)
A taxa deformação de [O] é 2f1[O2], onde f1 é constante e [O2] é a concentração de moléculas de O2 por volume de ar (cm-3). O oxigênio atômico (O) reage rapidamente com o O2 na presença de uma terceira molécula...
tracking img