Monstesquieu - rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Introdução às Ciências Sociais

[pic]

Montesquieu

[pic]

Rousseau

1. Ao contrário dos contratualistas ingleses, que pensavam na natureza humana como egoísta e imutável em sua essência, Rousseau acreditava que essa natureza era boa inicialmente e mutável. Ele fundamenta sua teoria através da comparação com as fases da vida de um ser humano: infância, juventude edecrepitude.

Na infância os seres humanos seriam inocentes, livres, vivendo isolados e não tinham desenvolvido ainda a razão, o que os tornava parecidos com os animais. O que os diferencia dos outros seres é a sua capacidade de adaptação. Rousseau critica em especial Hobbes, que postulava que o homem primitivo busca fama e glória no Estado de natureza. Para Rousseau, o único sentimento que ohomem possui nessa fase é a autopreservação, isto é, o amor pela vida, e por isso ele seria inicialmente bom.

Na juventude, o ser humano apresenta também o amor próprio, que tem um viés competitivo e acabará por desencadear outras paixões, como a inveja e a vingança, que não são originários do Estado de natureza. Ele diferenciava de Hobbes e se aproximava de Locke ao pensar que o Estado deguerra é gerado pela sobreposição das paixões à razão no momento de decisões e pela ausência de um juiz imparcial.

Para Rousseau a instituição da sociedade civil, embora não seja necessária, ocorre devido ao surgimento da propriedade privada. Essa inovação é um mal que contribui para a degradação da natureza humana, ao retirar o homem do seu estágio de bom selvagem. Ele se distancia deLocke ao refutar a existência de um direito natural à propriedade, pois acredita que os mais fortes obterão mais terras do que os outros, promovendo a desigualdade. Essa transformação ocorre na fase da decrepitude e a partir desse estágio não poderá mais voltar à sua condição inicial. Com o surgimento de conflitos que geram caos, os mais ricos irão propor um pacto ao restante dos homens, utilizandoda sua astúcia para enganar os homens rudes, o que torna o pacto desigual, diferentemente do pensamento dos contratualistas.

5. Em seu livro Montesquieu apresenta críticas ao método dedutivo e ao excessivo foco dos contratualistas no Estado de natureza e, por conseguinte, no surgimento do Estado. Para ele, a única conclusão que se pode extrair dessa teoria é que o homem foi destinado a viverem sociedade, pois o Estado de natureza é incompatível com a busca da autopreservação humana, visto que o homem é dotado também de paixões. Portanto essa descoberta é óbvia e não tem muita relevância.

Para Montesquieu, o foco da análise deve recair sobre a perpetuação do Estado, utilizando como ferramenta o método indutivo, ao partir de observações, sem mostrar preconceitos (assim como pensavaBacon), para extrair regularidades e estabelecer as leis. Por isso ele parte da tese sobre a decadência do império romano, tentando explicar as relações de causa e efeito que expliquem a queda de Roma.










6. Para Rousseau e Montesquieu a democracia, que é uma forma de governo representada pela participação do povo, corre perigo de entrar em decadência, visto que depende daparticipação constante do povo na política e também muitas vezes os governantes agem em benefício próprio ao invés de governarem pelo bem comum.

Para Montesquieu, além desses fatores, o desenvolvimento econômico da república democrática é outra mazela que aflige o sistema, porque os homens irão perder a virtude cívica em busca do enriquecimento próprio. Ele crê também que um excesso de igualdade possagerar conflitos, visto que um cidadão pode não querer estar submetido a outro, já que nessa forma de governo todos são iguais, tendo por consequência a anarquia


2- Segundo Rousseau a propriedade privada e a dependência estão associadas ao desenvolvimento da metalurgia e da agricultura sedentária de larga escala ( cereais ). A característica que desperta a noção de propriedade privada é...
tracking img