Oxigeno terapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A pele é o maior órgão do corpo, indispensável para a vida humana e fundamental para o perfeito funcionamento fisiológico do organismo. Como qualquer outro órgão, está sujeito asofrer agressões originadas de fatores patológicos intrínsecos e extrínsecos que podem causar o desenvolvimento de alterações na sua constituição, podendo levar à sua incapacidade funcional. E estaincapacidade gera gastos públicos e uma qualidade de vida prejudicada. Desta forma temos que procurar novas tecnologias para tratamento em lesões tissulares, como por exemplo, a oxigenoterapia hiperbárica(OHB) como tratamento complementar.

A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é uma terapia com tecnologia de ponta, que há muitos anos, é indicada como terapia de recompressão para mergulhadores queapresentam complicações causadas pela descompressão. No entanto, no que se refere ao tratamento de outras patologias ela é considerada relativamente nova, como é o caso do tratamento de úlceras,queimaduras e outros tipos de lesões tissulares (feridas) (CASTRO E OLIVEIRA, 2003).

A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é um método terapêutico no qual o paciente é submetido a uma pressão maior que aatmosfera, no interior de uma câmara hiperbárica, respirando oxigênio a 100%. A câmara hiperbárica consiste em um compartimento selado resistente a pressão que pode ser pressurizado com ar comprimido ouoxigênio puro, pode ser de grande porte, acomodando vários pacientes simultaneamente (câmara multiplaces), ou do tamanho menor, acomodando apenas o próprio paciente (câmara monoplaces) (MENDES, 2003).Entre outros efeitos a oxigenoterapia hiperbárica promove o retorno dos fibroblastos a suas funções normais. Isso culmina com a aceleração de cicatrizações, melhora a qualidade da osteogênese e dostecidos de granulação a um combate mais eficaz de infecções. Atua também de maneira sinérgica com determinados antibióticos, ou seja, aumenta a eficácia dos mesmos, desta forma, pode auxiliar a...
tracking img