Ovace

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OVACE - Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho

Engasgo ou obstrução de vias áereas por corpo estranho (OVACE) é o bloqueio da traquéia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Engasgo é considerado uma emergência médica. Em casos severos, o engasgo pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la semiconsciente ou inconsciente por um tempo. Nessasituação, deve-se agir rápida e precisamente para evitar complicações. Em casos mais graves, deve-se chamar uma ambulância rapidamente, para uma intervenção médica de emergência. Na maioria dos casos, no entanto, aconselha-se proceder conforme abaixo.
Sinais e Sintomas
- Agitação;
- Respiração Ruidosa;
- Tosse;
- Palidez;
- Cianoses das extremidades;
- Perda de Consciência;
- Queda abrupta.
Oprocedimento de primeiros socorros para engasgo é usar o número telefônico de emergência. As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com:
- A faixa etária do paciente (adulto, crianças e neonatos);
- Se gravidez ou obesidade mórbida;
- Se a vítima está consciente ou inconsciente.
Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tussa na tentativa de eliminar ativamente ocorpo estranho.
Segue-se a realização da manobra de Heimlich em pé como forma de auxiliar a vítima à expulsar o que estiver obstruindo sua via aérea.
Caso a vítima perca a consciência, realiza-se manobra específica com o paciente deitado.
A chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dá início ao manejo avançado de via aérea (ex: Intubação endotraqueal).
Desobstrução de Vias AéreasObstrução de Vias Aéreas Entende-se por obstrução de vias aéreas toda situação que impeça total ou parcialmente o trânsito do ar ambiente até os alvéolos pulmonares. A restauração e manutenção da permeabilidade das vias aéreas nas vítimas de trauma são essenciais e devem ser feitas de maneira rápida e prioritária.
A vítima de trauma pode ter as vias aéreas comprometidas direta ou indiretamentepor mecanismos distintos, sendo os principais os enumerados a seguir: - Inconsciência: A causa mais frequente de obstrução de vias aéreas em vítimas de trauma é a inconsciência, provocando o relaxamento da língua que se projeta contra a orofaringe (fundo da garganta) da vítima em decúbito dorsal, impedindo a passagem de ar das vias aéreas superiores para as inferiores. - Trauma Direto Sobre ViasAéreas
- Queimaduras em Vias Aéreas: Queimaduras em vias aéreas podem produzir inflamação e edema de glote e de vias aéreas inferiores.
- Corpo Estranho em Vias Aéreas: Fragmentos de próteses dentárias, alimentos, balas, chicletes e pequenos objetos podem causar obstrução de vias aéreas em diferentes níveis.
Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) Causa Em Adultos: Embora a perda deconsciência seja a causa mais frequentes de obstrução de vias aéreas, a obstrução por corpos estranhos pode ser causa de perda de consciência e parada cardiopulmonar. A eventualidade de corpos estranhos obstruírem vias aéreas em pessoas conscientes ocorre mais frequentemente durante as refeições, sendo a carne a causa mais comum. A obstrução de vias aéreas pelo conteúdo regurgitado do estômagopode ocorrer durante a parada cardiopulmonar ou nas manobras de reanimação cardiopulmonar.
Em Crianças: Em crianças a principal causa de obstrução de vias aéreas é a aspiração de leite regurgitado ou de pequenos objetos. Outras causas frequentes são alimentos (balas, chicletes, etc.) e causas infecciosas (epiglotite).
Reconhecimento Em Vítima Consciente: A obstrução total das vias aéreas éreconhecida quando a vítima está se alimentando ou acabou de comer e, repentinamente, fica incapaz de falar ou tossir. Pode demonstrar sinais de asfixia, agarrando o pescoço, apresentando cianose e esforço respiratório exagerado. O movimento de ar pode estar ausente ou não ser detectável. A pronta ação é urgente, preferencialmente enquanto a vítima ainda está consciente.
Em pouco tempo o oxigênio...
tracking img