Outsoursing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Outsourcing em recursos humanos: análise dos pressupostos para terceirizar a gestão de pessoal

Cariane Gomes
Pollyanna Montes de Sousa
Rosileia Barros



Resumo

O objetivo geral deste estudo é discutir a tomada de decisão pelo outsourcing, ou terceirização. A partir de um levantamento bibliográfico, pretende-se analisar estrategicamente em que critérios as empresas devem se basear aotomar a decisão pela terceirização de recursos humanos. O referido debate justifica-se pela importância dos recursos humanos para o desenvolvimento das empresas, já que eles são peças-chave para o sucesso destas. Ocorre que, encontrar o pessoal qualificado para desempenhar um número cada dia maior de funções especializadas é uma tarefa que se torna cada vez mais difícil. A metodologia utilizadaneste artigo foi a pesquisa bibliográfica em livros especializados no assunto, de autores renomados da Administração. Optar pela terceirização em recursos humanos, o chamado outsourcing, é uma decisão que precisa ser tomada com muita cautela, levando em conta uma série de fatores administrativos, logísticos e organizacionais. Quando aplicado estrategicamente, pode gerar resultados muitosatisfatórios para a gestão de pessoal.


Palavras-Chave: outsourcing, terceirização, recursos humanos, gestão.

Introdução

As novas tecnologias que se expandiram principalmente a partir dos anos 2000 implicaram em uma série de adaptações por parte das pessoas e das empresas. Trata-se de um processo de modernização constante, já que a cada dia surgem novas tecnologias. Diante deste cenário,muitas empresas têm enfrentado dificuldades em recrutar mão-de-obra especializada e qualificada para o desempenho de uma série de funções, o que torna o setor de Recursos Humanos (RH) cada vez mais estratégico. Neste contexto, a área de RH passa a fazer parte das decisões estratégicas de uma empresa.
Portanto, discutir logísticas diferentes para o setor de RH é fundamental para odesenvolvimento e crescimento da área, que agrega valor ao produto final e à empresa em si. Algumas vezes, então, considerando essa preocupação, as empresas procedem à prática conhecida como outsourcing, ou terceirização.
Outsourcing é um processo de gestão em que algumas atividades da linha industrial são passadas para empresas, as chamadas terceirizadas, que desempenham uma parte específica detodo o processo industrial. Sendo assim, ambas trabalham baseadas em uma relação de parceria, de modo que a empresa que contrata a terceirizada pode se concentrar nas tarefas essenciais para o seu negócio.
Por um lado, o outsourcing “libera” o pessoal da própria empresa para se dedicar às atividades principais, ligadas à sua essencialidade; enquanto isso, por outro lado, outras empresasterceirizadas cuidam de tarefas que são encaradas como “periféricas”, de apoio, “atividades-meio” e não “atividades-fim”.
Neste cenário, pretende-se avaliar, por meio desta pesquisa, se o outsourcing é uma prática de gestão benéfica, especificando que critérios devem ser levados em conta pela cúpula da empresa para decidir pela terceirização e que conseqüências ela pode trazer, tantopositivas quanto negativas.
A realização deste estudo justifica-se porque a terceirização (outsourcing) alcança importância à medida que as empresas, preocupadas com redução de custos, reestruturam seus processos, na tentativa de transformar custos fixos em variáveis, buscando sempre a melhoria da qualidade nos serviços.


Fundamentação teórica
É sabido que lidar compessoas é uma atividade altamente complexa. Também se sabe que as organizações são compostas de pessoas e precisam delas para atingir suas metas e cumprir sua missão. Da mesma forma, as pessoas necessitam das organizações para alcançar seus objetivos individuais (CHIAVENATO, 1994).
A decisão pelo outsourcing implica uma série de mudanças na rotina da empresa que terceiriza alguns...
tracking img