Ouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
OURO
O ouro (do latim aurum, "brilhante") é um elemento químico de número atómico 79 (79 prótons e 79 elétrons) que está situado no grupo onze (IB) da tabelaperiódica, e de massa atómica 197 u. O seu símbolo é Au (do latim aurum).
FORMAÇÃO DE COMPOSTOS
Apesar de ser um metal nobre (devido a baixa reatividade) forma diversoscompostos, sendo o tricloreto de ouro ( AuCl3 ) e o ácido cloro áurico ( HAuCl4 ) os dois dos compostos mais comuns do ouro.
O isótopo de ouro 198Au, com meia-vida de2,7 dias, é usado em alguns tratamentos de câncer e em outras enfermidades. USOS
A sua elevada condutividade elétrica e resistência à oxidação têmpermitido um amplo uso em eletrodeposição, ou seja, cobrir com uma camada de ouro por meio eletrolítico as superfícies de conexões elétricas, para assegurar uma conexão debaixa resistência elétrica e livre do ataque químico do meio. O mesmo processo pode ser utilizado para a douragem de peças, aumentando a sua beleza e valor.OBTENÇÃO
Por ser relativamente inerte, pode-se encontrá-lo como metal, às vezes como pepitas grandes, mas geralmente se encontra em pequenas inclusões em alguns minerais,como quartzo, rochas metamórficas e depósitos aluviares originados dessas fontes. O ouro está amplamente distribuído, e amiúde encontra-se associado ao quartzo epirite. É comum como impureza em muitos minérios, de onde é extraído como subproduto.
PRECAUSÕES
O corpo humano não absorve bem este metal, e seus compostos não são muitotóxicos. Até 50% dos pacientes com artrose, tratados com medicamentos que contém ouro, têm sofrido danos hepáticos e renais.
PROCESSO DE OBTENÇÃO
Eletrolise
tracking img