Oswald de andrade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oswald de Andrade
Escritor e poeta modernista
Biografia de Oswald de Andrade:
Oswald de Andrade (1890-1954), foi um escritor, poeta e dramaturgo brasileiro. Tornou-se um dos principais vultos domodernismo, que foi caracterizado por um amplo movimento artístico iniciado em 1922. Era um homem polêmico irônico e gozador, teve uma vida atribulada, vários amigos e inimigos, alguns casamentos, comdestaque para dois: a pintora Tarsila do Amaral e a militante política Patrícia Galvão, a Pagu. Foi figura fundamental nos principais acontecimentos da vida cultural brasileira. Era militante políticosendo idealizador dos principais manifestos modernistas. Ao lado da pintora Anita Malfatti, do escritor Mario de Andrade e de outros intelectuais, organizou a Semana de Arte Moderna de 1922.
JoséOswald de Sousa Andrade nasceu em São Paulo no dia 11 de janeiro de 1890. Filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade. Formou-se em Direito pela Faculdade doLargo São Francisco. De família rica, fez várias viagens à Europa, onde entra em contato com os movimentos de vanguarda. Estudou jornalismo literário e em 1911 iniciou sua vida literária no jornalhumorístico "O Pirralho" que ele mesmo fundou. O semanário que circulou até 1917, contava entre seus colaboradores, com o pintor Di Cavalcanti.
Em 1912, quando retornou de sua primeira viagem à Europa,adota as idéias futuristas e, desde então, tornou-se um dos principais vultos do modernismo.
Em 1916 lança a primeira redação do romance "Memórias sentimentais de João Miramar", romance que quebratoda a estrutura dos romances tradicionais, pois apresenta capítulo curtíssimos e semi-independentes, num misto de prosa e poesia, que no final da leitura formam um grande painel.
Oswald de Andradelança em 18 de março de 1924, um dos mais importantes manifestos do modernismo "Pau-Brasil", publicado no Correio da Manhã. Explicando o nome do manifesto , o autor diz "pensei em fazer uma poesia de...
tracking img