Direito e valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO E VALOR
Valor é um dos componentes básicos do direito.
Direito é instrumento de aprovação do bem e de rejeição do mal ele apresenta um juízo de valor. Vida, liberdade, patrimônio sãovalores relevantes para o homem,já que essenciais a sua vida. O valor nascirá dos costumes, direito natural, direito comparado, entre outras fontes.
DIREITO E ADAPTAÇÃO SOCIAL
Fato que o homem dependedo meio social para desenvolver o seu potencial criador e manter o equilíbrio psíquico chama-se direito e adaptação social. Direito positivo se apresenta na sociedade como um processo de adaptaçãosocial, é feito como a fórmula da segurança e da justiça. Normas jurídicas consagram fórmulas que expressem o querer coletivo. O direito contemporâneo há de incentivar a economia, o esporte, a cultura eo lazer. Para preservar o equilíbrio na sociedade o legislador deve atuar com previsibilidade. Se a lei durante sua vigência não proporcionar bem-estar a sociedade, não há como considerá-la processode adaptação social.
Ordem jurídica é uma qualidade do direito positivo, ordem é a disposição conveniente de seres para a consecução de um objetivo. Não só o direito, mas todas as normas são dotadasde sanções para a hipótese de quebra do dever. A sanção jurídica pode estabelecer a pena pesuniária ou privativa de liberdade, mas as demais se limitam a censura, expulsão do grupo. Há hipóteses emque o direito é relevante apurar o plano da intencionalidade e isto ocorre diante apenas de um fato concreto ex:O médico que leva a morte de seu paciente,poderá ou não ter cometido um ato ilícito.CLASSIFICAÇÃO DOS VALORES JURÍDICOS
O valor que há de orientar na elaboração e aplicação do direito considera-se justiça. A ordem jurídica não será justa se omissa diante de questões sociais relevantesou se deixar de estabelecer estímulos a realização de valores humanos ou sociais. Os valores jurídicos são classificados em três categorias:
A) Valores jurídicos fundamentais, justiça, segurança...
tracking img