Ostras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ostras

Nomes: ***

Turma: Aquicultura/ 2º ano/ Vespertino

Professor: ****

Disciplina: Propagação de organismos aquáticos

Introdução
Realizamos esse trabalho com o objetivo de conhecer alguns pormenores das ostras, como funciona seu ciclo de vida, desde o nascimento até a reprodução e maturação. A proposta deste trabalho aos alunos do IFES Campus Piúma juntamente com o professorMarcelo Fantini Polese foi mostrar que realmente, com base em estudos consolidados, que existe sim uma viabilidade neste trabalho.
Esperamos que este trabalho lhe ajude a ter um apanhado geral do que é uma ostra, e seu modo de vida.

Ostras
As ostras são moluscos bivalves, ou seja, Possui conchas formadas por duas valvas sem dobradiças e são desiguais, uma das valvas é maior que a outra e éonde o molusco se abriga e a outra é menor onde abre e fecha as valvas, Possui um corpo mole que é protegido por uma concha calcificada e é fechada por músculos adultores, podendo chegar até 10 cm de diâmetro,e a concha é o esqueleto desse molusco.
As ostras pertencem a família Ostreidae e a ordem ostreoida. Esses moluscos vivem e se desenvolvem em águas marinhas dentro das conchas, vivendo fixa empedras, uma colada nas outras e também em colônias, esses moluscos podem ser encontrados em praticamente todos os mares do mundo, menos em águas poluídas e muito frias. O corpo desses moluscos é composto de boca, estômago, intestino, coração, rins, Órgãos sexuais (gônadas), guelras, manto, ânus, e músculo adultor como já foram dito antes do músculo adultor. No início de suas vidas eles ficamsoltos nas águas e depois conforme passa o tempo eles começam a se fixarem nas rochas. Esse molusco não tem muitas características especiais pra serem ditas, mas, porém ela tem uma característica especial, ela produz pérola, porém não são os únicos moluscos a fazerem isso.
As espécies de ostras mais encontradas no Brasil são as: Crassostrea rhizophorae e a Crassostrea gigas.
Os principais predadoresdesses moluscos são as várias espécies de peixe, o homem, a estrela-do-mar e vários outros tipos de moluscos.
As ostras podem ser consideradas um dos moluscos mais valiosos para o ser humano.
Sistema digestivo
As ostras se alimentam de partículas presentes na água , como o zooplâncton , fitoplancton e etc, podendo filtrar até quatro litros de água por hora. Os cílios que existem nas brânquiaslevam os alimentos até os palpos labiais, que se liga ao estômago por um curto esôfago, onde o alimento segue para o divertículo digestivo e intestino. Haverá uma consistência gelatinosa de coloração amarela chamado de estilete cristalino que ajudará na digestão. O alimento não aproveitado é eliminado através de fezes pelo ânus

Defesa das ostras
Quando o parasita invade o corpo de uma ostra,ela se defenderá liberando a madrepérola, que se cristalizará no parasita impedindo dele se reproduzir. Depois de cerca de três anos esse material vira uma pérola.

Manejo e cultivo das ostras

Tabela: Malha de travesseiro, dimensão e capacidade máxima de sementes.
Sem a manutenção constante do produtor, vários problemas podem ser acumulados, como ataque de predadores e organismosincrustantes que impedem o desenvolvimento das ostras. As conseqüências organismos indesejáveis competindo por espaço e alimento, aumentando bastante o peso dos instrumentos de cultivo, dificultando o manejo e causando a mortalidade das ostras. Alguns exemplos de predadores e competidores são: caramujos, siris, caranguejos, peixes, estrela-do-mar, poliquetas e etc.
É importante o produtor saber identificaros momentos de fixação de cada de cada espécie de competidores para combatê-los. Alguns métodos de controles são: exposição ao sol e ar livre, castigo em água doce, e em casos mais graves remoção mecânica, como raspagem, autrito com o uso de rolo de limpeza com jato de água. O castigo constitui-se da retirada das estruturas de cultivo (lanterna ou travesseiros) do estuário ou mar para um tanque...
tracking img