Experimento da queima da vela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: QUÍMICA BLOCO: I

EXPERIMENTO DA QUEIMA DA VELA
RESUMO

O experimento consiste na queima e observação da vela colocada no interior de um béquer que isola uma quantidade de ar do exterior. A prática consistiu em determinar a composição da vela, seu estado físico e o produto da queima. Obteve-se a vela como fonte de luz, sendo inicialmente sólida que ao ser acesa passou para oestado líquido e quando apagada tornou-se gasosa, tendo como produto da queima a combustão.

1-INTRODUÇÃO

A química envolve o estudo das propriedades e do comportamento da matéria, sendo esta definida como material físico do universo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. As matérias podem ser classificadas de duas maneiras principais: de acordo com seu estado físico (gás, líquido ousólido) e de acordo com sua composição (como elemento, composto ou mistura) (THEODORE, 2005).
As características de estado físico são diferentes em cada substância e depende da temperatura e pressão na qual ela se encontra (BISQUOLO, 2013). A comparação entre os estados sólido, líquido e gasoso permite perceber que quando uma substância muda de estado físico sofre alterações nas suas características, ouseja, no arranjo das partículas e no seu volume, sua forma, sendo que a composição continua a mesma.

2-PARTE EXPERIMENTAL

2.1-Materiais utilizados
Béquer de 1000 Ml;
Fósforo;
Vela.

2.2-Procedimento experimental
Foi examinada atentamente a vela que se encontrou em uma bancada anotando-se o máximo de observações durante 5 a 10 minutos. Logo depois, acendeu-se a vela, observando-sedurante o mesmo período de tempo do item anterior. Anotou-se o máximo de observações possíveis nesta condição. Emborcou-se sobre a vela acesa um béquer vazio anotando-se as modificações ocorridas com este procedimento. Por fim, retirou-se o béquer e acendeu-se a vela novamente. Passou-se o seu dedo uns cinco centímetros acima da chama e também pelo meio da mesma. Soprou-se levemente a chama eanotando-se as observações nesta operação.

3-RESULTADOS E DISCUSSÕES

A combustão é uma reação da mistura da parafina com oxigênio (O2), o comburente, produzindo fuligem (carbono), CO, CO2, H2O vapor (BRAATHEN, 2000). Assim, ao cobrir a vela com béquer, ela permaneceu acesa até acabar o oxigênio existente dentro dele, pois segundo Corrêa (2001), os gases produzidos na combustão são menos densos etendem a subir para o topo do recipiente, enquanto o oxigênio tende a descer.
A vela observada possuía um pavio inserido num combustível sólido, cilindro que quando acesa passou do estado sólido para líquido (quando estava derretendo) e deste último para gasoso (fumaça e vapor apresentados dentro do béquer quando a vela se apagava). A mesma permaneceu acesa por 15 segundos, apagando-se aocolocá-la no interior do béquer que por sua vez ficou esfumaçado e quente.
A chama encontrava-se em forma de cone, sendo que ao observá-la notou-se que a mesma apresentava-se com a cor azul por dentro e amarelo por fora na qual o calor expressado foi sentido pelo tato. Segundo Antonio (2013), as alterações na coloração de uma chama dependendo da quantidade de oxigênio indicam-na como completa ouincompleta.
Dessa forma, o mesmo autor ressalta que para a combustão ser completa precisa-se de mais oxigênio que na combustão incompleta. Outro resultado obtido foi quando se passou o dedo sobre a chama, que fez a mesma diminuir e após tirá-lo normalizou-se.

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

4-CONCLUSÕES

A partir doexperimento observou-se a combustão notando-se a importância do oxigênio para que ela ocorra. Percebeu-se ainda que o béquer não permitiu a entrada de oxigênio no seu interior, fazendo com que a chama da vela se apagasse em pouco segundos.
Diferentes transformações quanto ao estado sólido, líquido e gasoso da vela também foram observadas. Enfim, a prática foi realizada com sucesso, alcançando o...
tracking img