Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A osteoporose é uma doença que leva à perda de massa óssea e à fragilização do osso, aumentando o risco de fraturas. A osteoporose pode tornar os ossos tão frágeis, que uma queda ou até mesmo leves impactos, como curva-se ou tossir, podem causar uma fratura. Os ossos mais acometidos pela osteoporose são os do quadril, punho e coluna.

Os nossos ossos não são todos maciços como asua aparência sugere e nosso esqueleto não é apenas uma estrutura de sustentação, mas sim, um órgão vivo com várias funções no organismo.

Na parte externa (cortical) o osso é compacto e tem uma aparência sólida. Porém, no seu interior ele é trabeculado, com a aparência de uma esponja. É através desses espaços que passam os vasos sanguíneos e localiza-se a medula óssea.
Neste artigoabordaremos as seguintes questões sobre a osteoporose:

* O que é osteoporose?
* Quais são os sintomas da osteoporose?
* Diagnóstico da osteoporose?
* Prevenção?
* Como se trata osteoporose?

Osteoporose
É a doença que afeta os ossos de uma maneira geral, causando perda da massa óssea, ou seja, leva a um desgaste dos ossos e redução da quantidade de cálcio no interior dos mesmo.Esta é uma doença que afeta mais comumente as mulheres após a menopausa, mas pode ocorre associada a outras doenças numa idade mais precoce ou mesmo em homens. O correto diagnóstico deve ser valorizado, pois a osteoporose pode levar a um número grande de problemas, sendo o mais comum as fraturas em qualquer parte do corpo, causando até morte em decorrência das fraturas, especialmente em idosos.Portanto, devemos regularmente procurar um médico especialista que faça um bom exame clínico e solicite uma Densitometria Óssea. Se o resultado for compatível com osteopenia (pré osteoporose) ou osteoporose, dever ser realizado um tratamento medicamento específico que aumenta a absorção do cálcio e sua deposição nos ossos. O acompanhamento da osteoporose deve ser realizado com a Densitometria Óssea,sempre que o seu médico achar necessário
Causas
Existem várias causas para a osteoporose. As principais são: - Menopausa;- Idade avançada; História familiar de osteoporose; Constituição física magra; É mais frequente na raça branca e em asiáticas; Baixa ingestão de cálcio, ter diabetes, falta de exposição à luz solar, pouca atividade física, hábito de fumar, consumo de álcool, café ou doençascrônicas.
Osso sadio

|
Osso normal x Osso com osteoporose |
|
|
O osso é composto por uma parte orgânica e outra mineral, composta basicamente de fosfato de cálcio (fósforo + cálcio).

A osteoporose é o distúrbio onde há redução da massa mineral, tanto do osso cortical quanto trabecular, levando a uma grande redução da densidade do osso, tornando-o maisfrágil e menos resistentes aos traumas mecânicos normais do dia a dia. A palavra osteoporose significa osso poroso.

Como já foi dito, o osso não é uma estrutura sem vida com função apenas de dar sustentação mecânica ao corpo. Os ossos estão em constante renovação, um processo necessário para correção de micro lesões sofridas pelos traumatismos comuns do estresse mecânico diário. Oorganismo está o tempo todo destruindo e construindo ossos novos.
Para se manter forte e saudável, o osso necessita do aporte constante de minerais como o cálcio e fósforo, que é regulado pelas paratireoides. As paratireoides são glândulas localizadas na base do pescoço, em cima da tireoide, sendo responsáveis pelo controle dos níveis de cálcio e fósforo nos ossos e sangue, pelos rins e pelaconcentração de vitamina D no sangue.

Até os 30 anos o corpo consegue manter a massa óssea bem estruturada. A partir dos 30, o processo de reabsorção óssea começa a ficar maior que o de a produção de osso novo, o que ao longo de vários anos leva ao desenvolvimento da osteoporose.

A osteoporose além de reduzir a densidade mineral do osso, também causa distúrbios na sua...
tracking img