Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Castelo Branco
Escola de Gestão e Negócios
Transporte e Manuseio de Cargas
Superior em Logística
Professor Albino Rodrigues




Transportes e Manuseio de Cargas


Conceituação

A cadeia de distribuição clássica é formada por um canal de um nível, isto é, entre o fabricante e o consumidor existe um único intermediário, o varejista.Para as atividades de varejo, no entanto, é o segmento da logística que desloca os produtos acabados desde a manufatura até o consumidor final, denominado de distribuição, ou Outbound Logistics, que assume importância mais imediata.
Na prática, a distribuição de produtos é analisada sob diferente perspectiva funcional pelos técnicos de Logística, de um lado, e pelo pessoal de marketing e devendas, de outro. Os especialistas em Logística denominam de distribuição física de produtos, ou resumidamente distribuição física, os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor. Em geral, esse ponto final da distribuição física é a loja de varejo, mas há diversos casos deentrega do produto na casa do consumidor, situação essa observada principalmente com produtos pesados e/ou volumosos. Assim, os responsáveis pela distribuição física operam elementos específicos, de natureza predominantemente material: depósitos, veículos de transporte, estoques, equipamentos de carga e descarga, entre outros.













Paralelismo entre Canais de Distribuição eDistribuição Física




























Em função da estratégia competitiva adotada pela empresa, é escolhido um esquema de distribuição específico. As atividades logísticas relacionadas à distribuição física são então definidas a partir da estrutura planejada para os canais de distribuição.
Uma vez definidos os canais de distribuição, pode-se identificar osdeslocamentos físico-espaciais que os produtos serão submetidos, detalhando-se a partir desta análise, a rede logística e o sistema de distribuição física decorrente. A rede logística é composta pelos armazéns, centro de distribuição, estoque de mercadorias, meios de transportes utilizados, e a estrutura de serviços complementares.

Formas de Distribuição

No processo de distribuição dos produtos,desde a fábrica que o produz, até o consumidor final na cadeia de suprimento, podem ocorrer situações diversas, formando canais típicos de comercialização. As principais situações são as seguintes:

• O fabricante abastece diretamente as lojas de varejo;
• O fabricante abastece seus próprios depósitos ou centros de distribuição e, a partir desses pontos, abastece as lojas de varejo;• O fabricante abastece os centros de distribuição do varejista que, por sua vez, abastece as lojas;
• O fabricante abastece os depósitos do atacadista ou do distribuidor que, por sua vez, abastece as lojas;
• O fabricante distribui seus produtos para o centro de distribuição de um operador logístico, que posteriormente faz as entregas às lojas de varejo.
• O fabricante entrega oproduto diretamente no domicílio do consumidor final, utilizando o correio ou serviço de courrier (vendas pela Internet, telefone ou fax; vendas por meio de catálogo e outras).
[pic]
Fonte: Guia Log.

O ciclo descrito na figura acima pode ser apenas um dos níveis da cadeia de abastecimento (Supply Chain). Por exemplo: um fabricante de componentes compra matéria-prima e a usina para vender parauma indústria de autopeças que, por sua vez, a venderá para uma montadora de veículos, devendo-se ainda considerar a coleta e a reciclagem de sucata gerada nas diversas operações.

O estudo individual de cada um dos elementos da Cadeia Logística, suas características, inter-relações, custos e a forma como são agrupados, estão descritos sucintamente a seguir, de modo a nos dar uma Idea da...
tracking img