Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE
The Importance of Calcium for Prevention and Treatment of Osteoporosis

Prof° Orientador: Maria das Graças da S. Correia
Alunas: Andréa Aguiar C. Nissink Gabrielle Souza da Silva
Isaura Cristine O. da Silva
Jane Eyre O. M. dos Stos
Jussimara de Mendonça
Larissa C. C.de Oliveira

Palavras-chave: Osteoporose; cálcio; saúde pública; fraturas.

Keywords: Osteoporosis, calcium, public health; fractures.

RESUMO
A osteoporose é uma patologia que acomete pessoas de todo o mundo e leva a sérias fraturas vertebrais e não vertebrais. Estas são as causas de um elevado número de internação e morbi-mortalidade. Responsável por altos gastos público em saúde,já é considerada um problema de saúde pública, que cresce a cada ano e com perspectiva de quase quadruplicar até o ano de 2050. Esse quadro mostra a importância de conscientizar a população para a prevenção da doença e de seus agravantes. Estudos apontam a deficiência de cálcio como um dos gatilhos da doença. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo discutir a importância do cálcio para aprevenção e tratamento da osteoporose.

ABSTRACT
Osteoporosis is a disease that affects people all over the world and leads to severe vertebral fractures and nonvertebral. These are the causes of a high number of admissions and morbidity and mortality. Responsible for high spending on public health, is considered a public health problem that grows every year and with the prospect of nearlyquadruple by the year 2050. This table shows the importance to educate the public on the prevention of disease and its aggravating. Studies indicate a calcium deficiency as one of the triggers for the disease. Thus, this study aimed to discuss the importance of calcium for the prevention and treatment of osteoporosis.


INTRODUÇÃO
O presente estudo visa apresentar dados sobre a osteoporose nomundo, no Brasil, em Sergipe. Vilar et al. (2006) descreve a osteoporose da seguinte forma:
“A osteoporose representa o distúrbio osteometabólico mais comum e se constitui em um importante problema de saúde pública em vários países, acometendo mais de 200 milhões de mulheres no mundo todo. Predomina no sexo feminino (80% dos casos). Nos Estados Unidos (EUA), aproximadamente 10 milhões de indivíduostêm osteoporose e outros 18%, osteopenia. A doença está presente em 17% de todas as mulheres pós-menopausadas e em 30% daquelas com mais de 65 anos. Nesse grupo etário, estima-se que cerca de 20% dos homens teriam também osteoporose”.

A definição de osteoporose mudou com o decorrer dos anos. Em 1991, uma conferência de consenso definiu osteoporose como “uma doença caracterizada por baixa massaóssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, levando a um aumento da fragilidade óssea e a um consequente aumento do risco de fratura”. Recentemente a Organização Mundial de Saúde divulgou critérios para diagnóstico em mulheres com base nas determinações da densidade mineral óssea ou do conteúdo mineral ósseo. A osteoporose é definida como um valor de densidade mineral óssea mais de2,5 DP abaixo da massa óssea máxima, o que permite a padronização numérica da definição e dos critérios, antes que haja uma fratura (GREENSPAN & STREWLER, 2000).
O tecido ósseo está submetido a um contínuo processo de remodelação. A osteoporose ocorre quando esse processo se torna desequilibrado a favor da reabsorção óssea. A massa óssea é principal fator determinante de risco de fraturas edepende do pico dessa massa e da perda com a idade. O pico é alcançado poucos anos após a puberdade, sendo influenciado pela genética em 70% e por outros fatores, tais como ingesta de cálcio, época da puberdade e atividade física. Após o máximo de massa óssea ser alcançado, a perda óssea com a idade começa e continua até os 80 anos ou mais (CORONHO et al., 2001).
Causas mais comuns da...
tracking img