Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cintia de Sousa Viana











Osteoporose




















Colégio Técnico São Bento




Ferraz de Vasconcelos, 2012

Cintia de Sousa Viana








Osteoporose










Trabalho solicitado pela Professora Leila
Como avaliação parcial da disciplina
Anatomia e fisiologia I


















Colégio Técnico SãoBento




Ferraz de Vasconcelos, 2012
Sumário
Introdução 4
Definições. 5
Causa. 5
Quadro Clínico. 6
Tratamento. 6
Fisiopatologia. 7
Conclusão. 9
Bibliografia. 10




































Introdução


A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração do micro arquitetura do tecido ósseo,levando à fragilidade e maior susceptibilidade a fraturas do quadril, coluna e punho. Devido à sua importante prevalência no mundo, a osteoporose é considerada um grave problema de saúde pública associada com incapacidade e dor.










































Definições.



É a perda de massa óssea, ou seja, o osso vai desgastando-se aoponto que até pequenos traumas podem provocar fraturas. A perda começa, geralmente, entre os 34 a 39 anos podendo levar anos para ser percebida. Ambos os sexos são afetados pela doença, porém as mulheres têm um maior índice de incidência devido à redução hormonal (estrógenos) após a menopausa. Infelizmente, muitas mulheres percebem o problema entre os  50 a 70 anos quando sofrem uma fratura dolorosainesperadamente (principalmente punho e mão). Outras percebem que sua altura está diminuindo ou que suas roupas já não lhe caem tão bem, pois as vértebras se tornam tão frágeis que com movimentos como tossir ou carregar alguma coisa pode sofrer uma lesão na coluna.
A hereditariedade também é  um fator muito importante no surgimento da osteoporose. Por exemplo, alguém que tenha na família a mãeou avó com a doença tem grandes chances de tê-la.




Causa.



Na mulher, a primeira causa da osteoporose é uma diminuição da expressão dos hormônios sexuais (em particular do estrógeno), desde a idade da menopausa. Falamos então em osteoporose pós-menopausa.
No homem, a osteoporose é freqüentemente ligada à idade. A partir dos 70 anos os ossos podem começar a ficarem mais frágeis. Éprovável que isso esteja também relacionado a uma causa hormonal, neste caso, a diminuição da concentração de testosterona.
Tanto para o homem quanto para a mulher, a osteoporose pode ter um forte composto hereditário.
A osteoporose pode também ter outras causas, muitas vezes muito importantes, como:
- uma alimentação não adaptada e, sobretudo pobre em cálcio (falta de consumo de produtoslacticínios) e em vitamina D.
- um uso prolongado (tratamento de um ano ou mais) de medicamentos à base de cortisona ou de seus derivados em forma oral (em comprimidos).
- pouca exposição ao sol (o sol sintetiza a vitamina D, que é essencial à boa absorção do cálcio pelo intestino). -  um sobrepeso, de fato é lógico observar que o excesso de peso sobrecarrega os ossos e, portanto, nestecaso existe um risco maior de osteoporose.
- o consumo de café, tabaco e álcool não são favoráveis, pois estes produtos podem favorecer a osteoporose.
- problemas hormonais (problema da glândula tireóide).









Quadro Clínico.


Osteoporose é chamada de "doença silenciosa", pois a perda óssea, por si só não causa qualquer sintoma. Os pacientes podem ser assintomáticos por anos, até fraturascomeçam a ocorrer. A maioria das dores crônicas típicas da osteoporose resulta de fraturas, que podem se desenvolver após trauma mínimo ou inaparente e até na sua ausência.




Tratamento.



Os tratamentos da osteoporose podem variar em função da causa e somente o médico poderá receitar o melhor tratamento após ter efetuado um diagnóstico.
Na prevenção da osteoporose (em...
tracking img