Osteomelite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Senac
CURSO: ENFERMAGEM

DISCIPLINA: SAÚDE DO ADULTO I




Clayton Andrade Soares da Camara










Estudo de caso














Parana
2013
[pic]



Clayton Andrade Soares da Camara












Estudo de casoEstudo de caso referente à disciplina de Saúde do Adulto, 6ª semestre, turma B, matutino do curso de enfermagem, como pré-requisito parcial de avaliação, orientado pela professora Andréia Reis.








Guarapuava
2013
Introdução



Neste trabalho iremos fazer um estudo de caso umapaciente idosa com seqüela de AVC, HAS e múltiplas úlceras de pressão.O que nos motivou a escolher esta paciente foi a patologia que a mesma apresenta,o Acidente Vascular Cerebral, que lidera as causas de morte e seqüelas neurológicas em todo mundo. Para se ter uma noção das conseqüências sociais do AVC, em países ocidentais ele é a primeira causa de perda de habilidade física em adultos, a segundacausa de demência e a terceira causa de morte depois do câncer e doenças cardíacas (M. GIROT ET AL., 2003). Além disso, 25% dos sobreviventes a um AVC têm demência (STEPHENS ET AL., 2005).


Temos como objetivos aprofundarmos os nossos conhecimentos teóricos,científicos e práticos nesta área para que possamos desenvolver um planejamento de cuidados de forma mais humana , individualizada e deacordo com a SAE. A Sistematização de Assistência de Enfermagem é a utilização de metodologia cientifica para assistir o ser humano no atendimento de suas Necessidades Humanas Básicas,respeitando a individualidade de cada paciente ou cliente através da aplicação do processo de enfermagem (COFEN 2002) e tem como objetivos: Definir o modelo do processo de enfermagem a ser utilizado em cadainstituição; Conduzir os enfermeiros para junto do paciente confirmando seu papel assistencial; Assegurar uma assistência de enfermagem mais humana e individualizada;Promover o retorno ao auto-cuidado:Analise do grau de dependência do paciente ;Direcionar as ações da enfermagem nas 24 horas facilitando a supervisão da equipe; Profissionalizar o cuidado; Qualificar os registros de enfermagem.É uma atividadeprivativa do enfermeiro,tem como base legais : Decisão COREN/BA/2000, Decisão COREN/BA007/2001 e Resolução COFEN272/2002.É de implantação obrigatória em todas as instituições de saúde publica e privada. .O processo de enfermagem compreende as seguintes etapas: Histórico; Diagnostico; Prescrição e Evolução. O trabalho desenvolvido teve como campo de prática o Hospital Publico São Jorge que selocaliza na cidade de Salvador.




O AVC envolve um dos nossos mais importantes órgãos : o cérebro. Este é uma estrutura complexa , extremamente sensível .Ele é o centro de comando da vida – sem este não seríamos capaz de pensar, de sentir, de lembrar, não teríamos emoções. Portanto uma doença que envolva este nosso órgão tão importante pode deixar seqüelas irreparáveis e muitas vezespode ser fatal.A enfermagem tem um grande papel não só na assistência mas também na prevenção desta doença ajudando a reduzir os fatores de risco para a mesma. A nossa justificativa por ter escolhido este tema é estarmos mais preparadas para reduzirmos substancialmente os fatores de risco em nossos clientes como obesidade,tabagismo e principalmente no controle da hipertensão arterial.


Ametodologia utilizada será a revisão bibliográfica onde tivemos como base de dados artigos do scielo, medline e livros acadêmicos.Inicialmente iremos conceituar o AVC, abordando em seguida a sua fisiopatologia,manifestações clínicas ,diagnóstico e seu tratamento.Depois iremos realizar a sistematização de assistência em enfermagem buscando assim melhorar consideravelmente a assistência prestada a...
tracking img