Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 08:
O Romantismo pode ser classificado em três gerações no Brasil.
A primeira geração - nacionalista: Exaltação da natureza, criação do herói na figura do índio, sentimentalismo e areligiosidade são algumas das características marcantes da chamada geração indianista. Principais autores: Gonçalves Dias com a obra "Canção do Exílio", Gonçalves de Magalhães com as obras "SuspirosPoéticos" e "Saudades".
A segunda geração - mal-do-século: Negativismo, desilusão, tédio e dúvida são características da segunda geração do romantismo. A fuga da realidade é um dos temas preferidos que semanifesta na exaltação da morte e nas virgens sonhadoras. Principais autores: Álvares de Azevedo com as obras "Lira dos Vinte Anos","Noite na Taverna" e "Macário",Casimiro de Abreu com a obra "AsPrimaveras"a poesia que mais se destaca é “Meus oito anos”, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
A terceira geração - condoeira: Caracterizada pela poesia social e libertária, reflete as lutas internasda segunda metade do reinado de D. Pedro II. Castro Alves foi seu principal representante com as obras Navio Negreiro, Espumas Flutuantes,A Cachoeira de Paulo Afonso,Os Escravos e Hinos do Equador.Questão 11:
Nas obras em destaque acima pode-se observar diversas similaridades,entre as duas obras,nota-se que o ambiente é palaciano, onde há a rivalidade entre as famílias, é uma característicamarcante. A loucura e as atitudes dos protagonista Simão e Romeu na conquista do grande amor é extremamente visível , o exagero, a melancolia, características da segunda geração romântica em Portugal. Emambas as obras, o baile era a comemoração do aniversário das protagonistas, Teresa e Julieta. Há uma paixão exacerbada, onde um não pode viver sem o outro e então, aparece a morte trágica dosprotagonistas,visualiza-se também as distinções, primeiramente,local onde as protagonistas passam por aflições são diferentes, em “Amor de Perdição”, Teresa sofre a espera do amor em um convento,enquanto...
tracking img