Osmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ciclose é o movimento do citoplasma das células vivas. Sua função é facilitar a troca de substâncias intracelularmente ou entre a célula e o meio externo.
São movimentos quenão acarretam alterações da forma celular e que podem arrastar determinadas estruturas e inclusões, como as organelas.
A ciclose depende de interações constantes entre actina emiosina, proteínas formadoras dos microfilamentos. A actina se associa à miosina e, com a hidrólise do ATP, é gerado um movimento interno.
A plasmólise é a retração do volume dascélulas por perda de água. Este fenômeno se dá quando a célula é colocada emmeio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perdeágua por osmose.
Este fenômeno só ocorre em condições experimentais, uma vez que, na natureza os organismos não só se adaptaram às condições do seu meio ambiente, mas também pelofacto da membrana celular ser uma membrana seletiva, no que respeita à troca de ions. Com excepção da condição de alagamento das vias aéreas, como num afogamento, em que a troca delíquidos do meio extra para o
Deplasmólise é o fenômeno inverso da plasmólise, isto é, quando a célula plasmolisada é colocada em um meio hipotônico, retornando ao seu volumeoriginal
A elódea ou elódea-comum (Elodea canadensis) é uma planta aquática perene muito utilizada em aquariofilia.
São plantas espontâneas na América do Norte mas têm sidointroduzidas em outros locais do mundo onde tem invadido os cursos de água, com alguns custos ambientais.
Preferem habitats aquáticos com fundos lamacentos, calcáreos e ricos emnutrientes, mas adaptam-se facilmente a uma grande diversidade de ambientes. Mesmo sem raíz, as partes desenraizadas mantêm-se vivas por longo tempo, podendo-sereproduzir assexuadamente
tracking img