Oscar niemeyer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULO: OSCAR NIEMEYER
1.Introdução:

Oscar Niemeyer é um arquiteto brasileiro, responsável pelo projeto da cidade de Brasília, e outros monumentos pelo país, como: prédios, igrejas e museus.
Possui uma extensa obra, e é um dos maiores representantes da arquitetura moderna da historia.
Tem como característica principal, o uso do concreto armado para as suas construções e por compor uma maiorfluidez e movimento.


2.Dados Pessoais:
Nome completo : Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares
Nascimento : 15 de dezembro de 1907 (104 anos) – Rio de Janeiro – RJ - BRASIL
Nacionalidade : Brasileira





Vida pessoal: Casou–se a primeira vez em 1928, com Anita Baldo, filha de imigrantes da província de Pádua (morta em 2004), tiveram uma filha Anna Maria Niemeyer.
Pelasegunda vez em 2006: com sua secretária Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos.
3.Formação didática e profissional:

Ensino médio em 1928 e trabalha na Tipografia do pai.
Em 1929, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934.
Seu primeiro trabalho como arquiteto, foi no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão, onde teve a oportunidade deaprender e praticar uma nova arquitetura.

4.Posições político-ideológicas :

Idealista ele diz:

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, ouniverso curvo de Einstein”.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos"”

“Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral”.
“Tem fama de ser desapegado ao dinheiro e pródigo, de ter doado diversosprojetos e não ter acumulado fortuna”

Político:
A luta política de Oscar Niemeyer é uma das questões que sempre marcaram a sua vida e obra.
Em 1945, conheceu Luís Carlos Prestes e filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Niemeyer emprestou a Prestes a casa que usava como escritório, para que este montasse o comitê do partido.

Amigo intimo de Luis Carlos Prestes, teve vários problemasdurante a ditadura, na época de Getúlio Vargas.

Um telegrama de Luiz Carlos Prestes enviado a Niemeyer em abril de 1960, na época da inauguração de Brasília, foi encontrado pela polícia em 1964 e passou a ser considerado como uma prova da "atividade subversiva" do arquiteto.
Fonte: Correio Brasiliense - 22/07/2012
O bilhete está no Arquivo Nacional, anexado a um ofício que detalhava os passosde Oscar. "Nesta data em que Brasília passa a ser a capital do país, envio-lhe em nome de todos os camaradas de nosso partido nossas congratulações mais efusivas.
Sua atividade criadora merece nosso maior aplauso e é testemunho da contribuição dos comunistas ao progresso do Brasil", disse Prestes.
Nos anos de 1960, prestou vários depoimentos, mas, não sofreu violências corporais, pois na épocajá era um profissional de grande renome internacional.
Suas posições políticas o privaram de ser professor da FAU (Faculdade de Arquitetura), em São Paulo, seu nome foi recusado.
Como também o anexo do Palácio do Itamaraty, mais conhecido como bolo de noiva, pois se tratava de uma obra de Segurança Nacional, mas, usaram seus desenhos e detalhes no projeto.
Oscar Niemeyer, nunca procurou escondersuas amizades, por mais que essas relações fossem contestadas pelo regime. Em entrevista à revista Manchete em 1962, ele afirmou que seus melhores amigos eram "Luís Carlos Prestes, JK, Darcy Ribeiro e Marcos Jaymovitch". E ainda acrescentou: "Cito-os porque, além de meus amigos, estão na adversidade".
Sempre foi um forte defensor de sua posição como stalinista. Durante alguns anos da ditadura...
tracking img