Os viewpoints

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Viewpoints (pontos de vista) foram originalmente desenvolvidos nos anos 70 pela coreógrafa Mary Overlie. A Teoria de Viewpoints foi adaptada para o teatro pelas diretoras Anne Bogart e TinaLandau.

Viewpoints é uma filosofia traduzida em técnica de improvisação que possibilita um vocabulário para pensar e agir sobre movimentos e gestos. Esta técnica é muito utilizada para treinarperformers, construir um grupo e criar movimento para o palco.

Viewpoints é uma gama de nomes dados a certos princípios do movimento através do tempo e do espaço; nomes estes que constituem uma linguagem quediscorre sobre o que acontece em cena.
São nove os Viewpoints Físicos, subdividos em duas categorias: Tempo (Tempo, Duração, Resposta Cinestésica e Repetição) e Espaço (Forma, Gesto, Arquitetura,Relação Espacial e Topografia).

Intervenções Arquitetônicas - O objetivo do workshop é focar a técnica de Viewpoints sobre a arquitetura de um espaço pré-determinado para, com isso, pesquisar aspossibilidades dramáticas que se originam deste local. Esta idéia vem embasar a pesquisa do oficineiro sobre a importância da teatralização de espaços urbanos já que "trabalhar a partir da abordagem eapropriação teatral da silhueta urbana, supõe a consciência da transformação do uso do espaço da cidade, e isso possibilita que surjam novos vínculos entre espetáculo e público. Estes vínculos seedificam através da resignificação do uso do espaço urbano, da transformação da condição dos transeuntes e (...) do conseqüente o estado de prontidão do ator." (André Carreira – Doutor em Teatro).

Sobre oministrante - Daniel Colin é Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS com larga experiência no teatro profissional porto-alegrense, principalmente nos dois grupos em que trabalhou: Depósito de Teatro(2002-2008) e Teatro Sarcáustico (desde 2004). Sua pesquisa com a Técnica de Viewpoints iniciou no espetáculo GORDOS ou somewhere beyond the sea e vem sendo utilizada em todos os trabalhos que dirigiu,...
tracking img